Bento (Irandhir Santos) questiona o discurso de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) em praça pública e é levado para a delegacia nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". O ex-deputado, depois de chantagear Afrânio (Antonio Fagundes) e se tornar o novo coronel da cidade, vai para as ruas falar ao povo de Grotas, mas precisa da ajuda do prefeito Raimundo (Saulo Laranjeira) para prender o vereador que lhe faz perguntas em tom de desafio.
Segundo o colunista Daniel Castro, Bento, assim como fez com o Saruê, não se intimida com a presença das pessoas e questiona o marido de Tereza (Camila Pitanga) na frente de todos. "Como o coronel vai levar Grotas para o futuro?", começa o irmão de Santo (Domingos Montagner). Firme, o político capaz de agredir a mulher responde: "Com atitudes concretas, vereador!". E o rival continua provocando: "Quais? Pois, pelo que vejo, o coronel veio trocar os cabrestos do povo por um novo!"
O mandante do atentado de Santo, então, revela seus planos para conseguir o apoio dos moradores. "Eu vim ceder minhas terras para o projeto de saneamento básico da prefeitura de Grotas!", diz, se referindo, na verdade, às posses de Afrânio. Beto, no entanto, continua contestando: "Esse projeto é do povo, não é da prefeitura!"
Beto é retirado da praça e levado para a delegacia
Carlos Euardo continua falando sobre seus planos e atacando o inimigo político. "O projeto é do povo e a prefeitura é a casa do povo! Não venha tomar para si as conquistas de uma cidade inteira, vereador!", afirma, sendo retrucado por Beto.
Mas, para acabar com a discussão e ajudar Carlos, o prefeito Raimundo fala para Queiroz (Batoré), secretário de segurança, chamar seus homens para prenderem o filho de Piedade (Zezita Matos). Enquanto discute, Beto é detido pelos funcionários da prefeitura e, mesmo com os apelos de Beatriz (Dira Paes) e Martim (Lee Taylor) para que ele não seja autuado, o responsável pela segurança da cidade o acusa de perturbação, dando procedimento à prisão do vereador.
(Por Carol Borges)