Na novela 'Terra e Paixão ', Dirceu (Eriberto Leão ) tentará matar Petra (Debora Ozório ) ao descobrir que caiu em uma emboscada. A cena irá ao ar no capítulo de sexta-feira, 22 de dezembro.
Em 'Terra e Paixão', Petra vai ser bode expiatório de Marino (Leandro Lima ) para colocar Dirceu na cadeia. Desde que chegou em Nova Primavera, o irmão de Irene (Glória Pires ) já aprontou das suas, como, por exemplo, entrar no quarto da sobrinha, e, mais adiante, sair com a filha de Flor (Letícia Laranja), de apenas 10 anos. Nessa situação, Petra conseguirá salvar a menina das garras do vilão.
Mesmo assim, a agrônoma não se dará por satisfeita e, junto ao delegado, pensarão em uma estratégia para prender Dirceu. Marino, por sua vez, convencerá Petra a sair com o tio até a beira de um rio para que ele conte todas as suas atrocidades. Na ocasião, ela estará com uma escuta para que a polícia ouça a confissão, no entanto, nem tudo sai como o esperado.
Em cenas que irão ao ar no capítulo de sexta-feira, 22 de dezembro, o plano estará em andamento. Petra andará com o tio ao lado do rio, quando ele dirá. "Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d'água... E depois, a gente... Você sabe... Gostava, sim. Confessa que você está louca de saudade de mim e dos meus abraços."
"Vem, Petra... Vem matar a saudade do seu tio... Eu também não aguento mais de saudade de você... Essa saudade que está me torturando desde que eu cheguei na cidade!", continuará ele, enquanto a jovem está aos prantos.
A agrônoma começará a se debater, deixando o rapaz ainda mais louco. Por muito tempo eu não conseguia me lembrar do que você fazia comigo, era como se a minha memória tivesse sido apagada... Mas agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e deve ter feito o mesmo com outras meninas!"
Em seguida, Dirceu confessará seus crimes. "Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!"
Neste momento, Petra começará a gritar, fazendo com que o irmão de Irene perceba que se trata de uma armadilha. Irritado, ele tentará afogar a sobrinha. Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você! Agora você vai morrer!", ameaçará ele, que será capturado pelo delegado.