Na novela 'Terra e Paixão ', Antônio (Tony Ramos ) encomendará a morte de Vinícius (Paulo Rocha ) após saber que o geólogo é amante de Irene (Gloria Pires ). As cenas irão ao ar nos próximos capítulos.
Em 'Terra e Paixão', Vinícius será vítima de um atentado provocado por Antônio. Tudo isso acontecerá após o fazendeiro descobrir que o geólogo é amante de Irene.
Em cenas previstas para ir ao no capítulo de sábado, 4 de novembro, Emmy (Claudia Raia ) oferecerá para Agatha (Eliane Giardini ) um vídeo e fotos que comprovam que Irene tem um caso com Vinícius.
A partir disso, a mãe de Caio (Cauã Reymond ) armará para que Antônio descubra a traição. Após discutir com o ex-marido e o ameaçá-lo de morte devido ao tiro que atingiu Jonas (Paulo Lessa ), que o deixou paraplégico, a farsante convidará para ir ao motel e ver com os próprios olhos os pombinhos juntos.
Após uma briga generalizada no ambiente, o geólogo fugirá. O ricaço será detido por ameaçá-lo, no entanto, ao sair da delegacia, armará com Ramiro (Amaury Lorenzo) e dois capangas contratados para caçar Vinícius.
Sendo assim, eles perseguirão o personagem de Paulo Rocha pela plantação, quando o avistam e atiram no rival. Para comprovar sua morte, Antônio mandará que Ramiro e os capangas joguem o corpo no rio. Passam-se dias, quando Vinícius não volta para Nova Primavera, dando a entender que pode estar morto.
Com a quantidade de tiros incoerentes na trama, Walcyr usará a mesma tática de 'Mulheres Apaixonadas ' para conscientizar o público sobre as armas de fogo. A estratégia entrará em circulação a partir do tiro que Jonas levará ao defender Aline (Barbara Reis ), ficando paraplégico.
Na novela de Manoel Carlos, em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, o autor construiu uma cena intensa em que Fernanda (Vanessa Gerbelli ) e Teo (Tony Ramos) são baleados nas ruas do Rio de Janeiro. A cena serviu de campanha, que, saindo da ficção, movimentou mais de 30 mil pessoas nas ruas da capital fluminense em um ato de protesto contra a violência diária.