'Terra e Paixão ' tratará de um assunto sério a partir da próxima semana: o uso indevido de armas de fogo. O ponto de partida será no capítulo de sábado, 28 de outubro, quando Jonatas (Paulo Lessa ) levará um tiro após se atirar na frente de Aline (Barbara Reis ) para defendê-la.
Na ocasião, a personagem será vítima de um atentado planejado por Antônio (Tony Ramos ), que contratou um matador de aluguel para acabar com sua vida após a produtora rural conquistar novamente suas terras, que estavam na posse do fazendeiro e de Irene (Gloria Pires ).
Após o tiro, Jonatas ficará paraplégico por tempo indeterminado, preocupando Aline e seu pai, Gentil (Flavio Bauraqui). Com isso,Walcyr Carrasco e Thelma Guedes investirão em merchandising social para conscientizar o público sobre o uso de armas de fogo.
Um dos momentos de reflexão acontecerá nos próximos capítulos, quando Gentil decidirá entregar uma arma para Aline se defender. É quando a mãe de João (Matheus Assis) recusará o "presente" por acreditar que não é o ideal para viver. "Eu quero muito ganhar essa guerra contra o Antônio, mas não agindo como ele. Se cada pessoa achar que precisa de uma arma para se defender, a violência só vai aumentar", dirá ela.
Assim como 'Terra e Paixão', 'Mulheres Apaixonadas ', que está em sua reta final no Vale a Pena Ver de Novo, também retratou o uso inconsciente de armas de fogo.
A trama de Manoel Carlos colocou em evidência o assunto a partir da cena em que Fernanda (Vanessa Gerbelli ) e Teo (Tony Ramos ) são baleados no trânsito, levando a morte dela. Em sua reprise, a cena foi exibida na íntegra, do mesmo modo que sua versão original.
Assim como Manoel Carlos, Walcyr Carrasco usará diálogos mais conscientes sobre a violência perante o uso inconsequente de armas de fogo. Na trama de 2003, durante a internação no hospital de Teo e Fernanda, os demais personagens falavam sobre os perigos nas ruas.
Para sensibilizar as pessoas, cerca de 30 mil pessoas participaram de uma passeata no Rio de Janeiro contra armas de fogo, incluindo alguns atores da trama. O protesto foi exibida na novela em prol de acabar com a escalada da violência no país.
Por fim, 'Terra e Paixão' deve manter seu lado cômico, habitual do texto do novelista, porém, ficará a cargo dos protagonistas retratar o assunto com a devida seriedade exigida.