Novela "Tempo de Amar" - semana de 26 a 30 de setembro
Fernão (Jayme Matarazzo) nota que Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada) sorriram um para o outro durante a procissão em Morros Verdes, Portugal. Delfina (Letícia Sabatella) fala de Maria Vitória para Fernão. Inácio conversa com Maria Vitória. Fernão e seus amigos se divertem na taberna. Em sua casa no Rio de Janeiro, Celeste Hermínia (Marisa Orth) dá uma festa. Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) conversa com Bernardo (Nelson Freitas) sobre Lucinda (Andreia Horta), sua filha, e lamenta seu estado de saúde. Tiana (Eli Ferreira) descobre que Lucinda quebrou o espelho e fica assustada. Em Portugal, Inácio diz para Henriqueta que ficou encantada por Maria Vitória. Após achar uma foto antiga, Maria Vitória briga com José Augusto (Tony Ramos), seu pai. Delfina exige que José Augusto reconheça a paternidade de Tereza (Olívia Torres) e ele a repreende. Maria Vitória convida Inácio para sua festa de aniversário depois que os dois se beijam. Em conversa com Delfina, Fernão admite estar desconfiando de Maria Vitória. De longe, José Augusto vê Maria Vitória no túmulo da mãe, Mafalda. Moniz (Odilon Wagner) conversa com José Augusto e tenta sugerir o noivado de Fernão e Maria Vitória. Fernão ataca Inácio depois de ver Maria Vitória entregando um presente para ele. No Rio, Celeste Hermínia recebe uma joia do Conselheiro (Werner Shünemann) e Alzira (Deborah Evelyn) sente inveja.
No Rio, o Conselheiro se queixa por precisar deixar Celeste Hermínia em casa para ficar com sua esposa, Odete (Karine Teles). Relembrando o fim do noivado com Maurício, Lucinda garante que os dois irão reatar. Alzira reclama de que Bernardo está gastando muito dinheiro. Celina (Barbara França) tem sonho com Vicente (Bruno Ferrari). Maria Vitória teme pela integridade física de Inácio em Morros Verdes. Vendo a animação de Henriqueta com um pedido de doces para uma festa, e Inácio resolve dar ajuda à tia. Inácio conversa com Maria Vitória sobre sua discussão com Fernão. Henriqueta recebe os ingredientes para produzir os doces para a festa. Maria Vitória faz a prova de seu vestido para sua festa de aniversário. Maria Vitória é desenhada por Inácio. No dia da festa para comemorar o aniversário de Maria Vitória, Delfina não gosta de ter que cumprimentar as pessoas convidadas. José Augusto dá uma joia de família para Maria Vitória. Fernão chega à festa ao mesmo tempo que Inácio e faz pedido de casamento para Maria Vitória.
Em Morros Verdes, Maria Vitória não aceita se casar com Fernão. Maria Vitória se decepciona com Inácio após se explicar para ele. Inácio tenta impedir, mas Fernão estraga os doces de Henriqueta. Maria Vitória busca consolo em Tereza. Inácio é preso após briga com Fernão na taberna. Maria Vitória pensa em Inácio e sofre. Delfina solicita dote de José Augusto para Tereza. Maria Vitória revela a José Augusto que não aceitou a proposta de casamento de Fernão. Henriqueta, ao saber por Delfina que Inácio foi preso, avisa a Maria Vitória, que manda Fernão libertá-lo. Tereza é orientada por Delfina a conquistar Fernão. Inácio e Maria Vitória fazem declaração de amor um para o outro. No Rio, o Conselheiro cuida de Odete enquanto Celeste Hermínia o espera em sua casa.
Maria Vitória diz para José Augusto que mandou Fernão embora pelo que fez Inácio passar. Delfina inventa mentira quando Tereza é flagrada usando um vestido de Maria Vitória. Inácio é mandado embora de seu emprego. Durante piquenique com Inácio, Maria Vitória fala da colheita de uva na Quinta. Inácio recebe, junto de uma carta de Geraldo (Jackson Antunes), uma passagem de navio para o Rio de Janeiro. José Augusto chama Inácio para a colheita depois de ouvir Delfina falar sobre o rapaz. Inácio revela para Maria Vitória que ganhou uma passagem para o Brasil. No Rio, Tiana avisa a Reinaldo que Lucinda foi ao laboratório em que ocorreu o acidente e ele consola a filha. Celina é indagada por Celeste Hermínia sobre o que sente por Vicente. Odete recebe o carinho de Vicente. Alzira aprova a aproximação de Celina e Vicente. Bernardo joga cartas com Teodoro (Henri Castelli) e assina notas promissórias. Inácio chega para a colheita de uvas e se apresenta para José Augusto.
Inácio fala para José Augusto sobre os embates que teve com Fernão. Maria Vitória suspeita do interesse de Delfina por Inácio. Lucinda coloca nos entulhos do laboratória uma caixa metálica. Emília (Françoise Forton) insiste para que Lucinda vá ao recital de Celeste Hermínia. Há uma passagem de tempo de um mês. Em seu recital, Celeste Hermínia é clamada pelo público. Acompanhado por Vicente, o Conselheiro procura por Odete, que fugiu de casa. A mulher é encontrada por Celeste Hermínia, que a leva para sua casa. Durante uma pausa na colheita em Morros Verdes, Inácio e Maria Vitória se escondem para namorar. Conselheiro não consegue explicar para Vicente o motivo de não ter contado sobre a morte de seu filho com Odete para Celeste Hermínia. Lucinda conta a Reinaldo o motivo de ter ido ao laboratório e Tiana escuta. Vicente visita Celeste Hermínia. Conselheiro fica mal por por causa de Odete. Celeste Hermínia se recorda de Portugal. Inácio transa com Maria Vitória.