Rodrigo Simas se despede de 'Renascer ' na próxima segunda-feira, 22, quando seu personagem, Venâncio, será baleado em uma tocaia feita por Egídio (Vladimir Brichta).
Durante meses, o ator de 32 anos esteve envolvido na obra de Bruno Luperi, no qual viveu um personagem que mantinha relação extraconjugal com uma mulher trans, no caso, Buba, de Gabriela Medeiros. Ao mesmo tempo, ele era casado com a destrambelhada Eliana, vivida por Sophie Charlotte .
Seguindo o roteiro original, Bruno Luperi manteve a morte do personagem, proveniente de uma briga do ator Taumaturgo Ferreira, que vivia Venâncio em 1993, com a direção da novela.
Em seus momentos finais na novela, Rodrigo Simas faz um balanço do importante personagem de sua carreira. "José Venâncio estava vivendo crises. Sempre tentando acertar e curar alguns traumas, mas dificilmente conseguia. Ele teve uma trajetória de encontros e desencontros, terminando a vida numa tocaia sem nem saber de onde surgiu, mas sendo a consequência por ser um Inocêncio.", conta ele, que ressalta as principais características do playboy. "O que mais me chamou a atenção no personagem foi observar como ele deixou de viver suas verdades e repetir padrões para agradar o próprio pai. Uma prisão dentro da própria cabeça."
Ao lado de Juan Paiva (João Pedro, irmão caçula na trama), na cena da morte, Simas rasga elogios para o colega de trabalho. "O Juan é uma pessoa admirável e um dos melhores atores da geração. Foi uma sequência difícil e trabalhosa. Não fizemos as cenas em ordem cronológica, viajamos para gravar na serra do Rio de Janeiro, mas conseguimos nos divertir."
O velório de Venâncio terá uma cena bastante curiosa e comum na s novelas: o atro dentro de um caixão. Para o artista, não será novidade, mas, especificamente nesta novela, sentiu uma vontade incontrolável. "Já havia morrido em cena uma vez, mas nunca tinha gravado dentro de um caixão. Sempre me perguntam se fiquei com aflição ou tive algum desconforto, mas não. Fiquei zero agoniado e tenso, pelo contrário. Estava confortável e ainda fecharam o caixão por alguns segundos. Em alguns momentos tinha vontade de rir durante os ensaios."
Para o namorado de Agatha Moreira, as cenas mais marcantes são aquelas que contam com o elenco feminino. Começando por essa cena inédita com Mainha (Duda Santos ), que será a última cena de José Venâncio na história e que foi bem especial fazer. Mas destaco ainda as cenas do início da trama com a Buba e outras com a Eliana (Sophie Charlotte) também.", diz ele, que retoma ao teatro a partir de maio com o monólogo 'Prazer, Hamlet', em São Paulo.