A segunda família de Tenório (Murilo Benício) vai movimentar a novela "Pantanal" depois que o fazendeiro decidir levar para a fazenda os três filhos e a amante, Zuleica (Aline Borges). Se Marcelo (Tarcísio Filho no original/Lucas Leto no remake) ganhou um final feliz com Guta (Luciene Adami/Julia Dalavia) após descobrir que a garota não é sua meia-irmã, por outro lado Roberto (Cauê Campos, na versão atual) teve um fim trágico.
Mas você se lembra do que ocorreu com o irmão de Marcelo e Renato (Ernesto Picollo/Gabriel Santana)? E quem interpretou o filho caçula de Tenório (Antonio Petrim) e Zuleica (Rosamaria Murtinho) em 1990 na extinta TV Manchete? O Purepeople conta!
+ Alcides foi ou não castrado por Tenório na novela 'Pantanal'?
Roberto começa a ter seu final trágico traçado quando sai de casa, furioso, ao ver Marcelo e Guta assumindo o relacionamento. É que o filho caçula de Zuleica não vai saber que o rapaz só é seu irmão por parte de mãe, descartando, dessa forma, um possível incesto, e passa a cobrar da genitora explicações sobre o casal.
Ao andar de barco pelo Pantanal, Roberto acaba sendo puxado por uma sucuri gigante. O corpo do irmão de Marcelo e Renato é achado alguns dias depois na novela, cujo remake apresenta algumas diferenças em relação ao original.
Por isso, não dá para ter certeza que Roberto vai perder a vida de forma trágica, na novela que pode reservar uma reencarnação de Maria Marruá (Juliana Paes, nesta 2ª versão).
Atualmente longe da carreira artística, Eduardo Cardoso foi quem interpretou Roberto/Beto na primeira versão de "Pantanal", seu último papel relevante na TV.
O ator havia estreado em 1985 com o "Caso Verdade" na Globo. Na mesma emissora, participou da primeira versão de "Ti Ti Ti", no mesmo ano, "Hipertensão" (1986) e "Tieta" (1989).
Cauê Campos é quem vai dar vida a Roberto na atual versão da novela. Nascido em São Gonçalo, o ator interpretou o Capim nas sete primeiras temporadas de "Detetives do Prédio Azul" (2012-2016). Em seguida esteve em várias produções como "Totalmente Demais" (2015) e "O Sétimo Guardião" (2018).