Na reta final da primeira versão da novela "Pantanal", Alcides (Angelo Antonio, hoje Juliano Cazarré) é vítima de um terrível castigo de Tenório (Antonio Petrim, Murilo Benício) e acaba castrado. Porém, na realidade, o fazendeiro vilão não consegue levar seu plano adiante, embora todos acreditem que sim. Na versão atual, a cena da "castração" pode nem ir ao ar.
Na novela original, José Leôncio (Claudio Marzo, Marcos Palmeira) revela à Zuleika (Rosamaria Murtinho, Aline Borges) o assassinato de Tenório. Depois, Maria Bruaca (Ângela Leal, Isabel Teixeira) se encontra com o peão e amante à beira do rio. "Ocê ainda não me contou como que ocê descobriu que num era mais capado", fala a mãe de Guta (Luciene Adami, Julia Dalavia).
"Descobrindo", minimiza Alcides. "Tem coisa que a gente não exprica, num é mermo? Mas foi baum vortá a ter ocê de novo", prossegue, chamando Maria para deixarem o Pantanal. Depois, eles partem na chalana deixando tudo para trás.
+ Além do vilão, Madeleine (Karine Teles) também tem uma morte trágica. E confira aqui quem interpretou Guta na versão de 1990, além de conhecer a segunda família de Tenório
Já em conversa com José Leôncio, Alcides revela: Tenório somente lhe sangrou, sem conseguir arrancar o órgão genital fora. Porém não entra em mais detalhes de como achou ter sido castrado e como demorou um certo tempo para ver que nada de mais grave havia ocorrido.
Se Alcides tem um final feliz, Tenório é assassinado pelo peão e seu corpo acaba devorado por piranhas depois que ele atravessa uma lança no seu peito. A culpa, porém, acaba atribuída a Zaqueu (João Alberto Pinheiro, Silvero Pereira), o mordomo da família de Madeleine, que a essa altura também já terá se mudado para o Pantanal.
Por sua vez, o mordomo terá atirado na direção de Tenório e acredita ter matado o vilão, chegando a confessar o assassinato em uma delegacia. Na sequência, Alcides arrasta o corpo do pai de Guta até o rio e joga o cadáver nas águas.