Na novela "Pantanal", Trindade (Gabriel Sater) vai desaparecer sem deixar rastros ao descobrir que Irma (Camila Morgado) está grávida de um filho seu. A essa altura, a filha de Mariana (Selma Egrei) já terá tido um pesadelo envolvendo o bebê.
Por sua vez, temendo que a criança nasça com chifres, o peão termina o namoro com a ruiva, tia de Jove (Jesuíta Barbosa) antes de ir embora da fazendo, "largando para trás o seu espírito".
"E o nosso filho? Você quer que ele fique longe de você também? O que está acontecendo, Trindade? Pelo amor de Deus, ou do diabo, me diz?", pergunta a filha mais velha de Mariana, conta o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
+ Guito e Gabriel Sater da novela 'Pantanal': conheça curiosidades dos galãs
Só que o "amigo do Tinhoso" ignora o apelo de Irma. "Eu já te disse... Eu preciso tá longe d'ocês. É questão de precisão, num é mar querê...", alega para a ruiva, na novela que chega ao fim com quatro casamentos e uma morte.
"Esse filho é meu, princesa... É nosso. Mais, se eu ficá aqui, o Cramulhão vai tomá ele de nóis. E isso é coisa que eu num posso permitî!", sentencia Trindade. Em 1990, o peão deixou a fazenda e só voltou para ajudar no parto porque seu intérprete, Almir Sater, foi estrelar "Ana Raio & Zé Trovão".
Já se sabe, porém, que nessa segunda versão da novela "Pantanal", Irma terá seu final com Trindade e não com José Lucas de Nada (Paulo Gorgulho, em 1990/Irandhir Santos, hoje).