Na novela "Pantanal", Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai surpreender Alcides (Juliano Cazarré) com um beijo depois de seduzir o peão. "Daqui pra frente eu só vô fazê o que eu quisé na minha vida!", afirma a mãe de Guta (Julia Dalavia) pouco antes de mergulhar no rio, de roupa. A essa altura, a mulher de Tenório (Murilo Benício) já atirou na direção do marido ao descobrir seu plano de levar a segunda família para a fazenda.
A nova investida de Maria em Alcides começa quando a dona de casa pede para o peão levá-la em um passeio de rio. Sentindo-se livre do marido, a mãe de Guta só tem que comemorar. "Eu quero ver tudo, Alcides, tudo!", pede a rival de Zuleica (Aline Borges), antecipa o site oficial da novela das nove.
O futuro amante da patroa a questiona: "A começá por onde?". "A começá pela prainha", afirma a mãe de Guta, na novela que pode chegar ao fim mostrando a reencarnação de Maria Marruá (Juliana Paes). Quando chega ao local, Maria Bruaca solta os cabelos, pegando Alcides de surpresa.
"Nem eu nunca vi a sinhora assim... Tão bunita", fala o peão, que depois, sem jeito, pede desculpas à patroa. Maria Bruaca, então, lhe beija: "Tá perdoado!". A sofrida mulher de Tenório - cujo um dos filhos pode ter final trágico - segue falando do sentimento de liberdade.
"É só que acontece umas coisa na vida da gente que vai matâno a gente aos pôco. Mais, graças a Deus, eu tô viva de novo... Sinto isso. Uma vontade de vivê, de entrá nessas água, pra me lavá o corpo e a alma... Pra me purificá...", explica.
Alcides, de novo, fica sem jeito, mas Maria nem liga e mostra-se decidida a tomar banho de rio de roupa e tudo. "Daqui pra frente eu só vô fazê o que eu quisé na minha vida!", fala a dona de casa na novela baseada no original de 1990 exibido pela TV Manchete (1983-1999).