Uma das personagens principais da novela "Pantanal", Juma Marruá (Alanis Guillen) vem empilhando motivos para ser eleita a mais chata da trama de Bruno Luperi pelo público. Até mesmo ao experimentar o vestido de noiva, a filha de Maria (Juliana Paes) não deixou de lado a expressão insatisfeita.
No passado, esse cargo de "insuportável das nove" já foi de outras mocinhas/vilãs como Eduarda (Gabriela Duarte, "Por Amor", 1997) e Camila (Carolina Dieckmann , "Laços de Família, 2001). Na semana que vem em "Pantanal", Juma vai se casar com Jove (Jesuíta Barbosa), porém chega a fugir da cerimônia.
Depois, afirma que não usará a aliança de casada e decreta o fim da união ao sair em defesa do Velho do Rio (Osmar Prado), fotografado sem permissão por Jove. Pensando nesses momentos em que Juma nos deu "reiva", o Purepeople reuniu cinco momentos em que a "mulher-onça" se tornou dose para leão!
A "mulher-onça" fez um trato com Jove e aceitou se casar com o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Porém, assim que soube que precisava colocar um vestido próprio para a data (saiba detalhes da peça, clicando aqui), a filha de Maria e Gil (Enrique Diaz) mostrou sua total insatisfação.
"Não sei para que é isso. Mas que coisa mais besta", não economizou a pantaneira, embora Irma (Camila Morgado), tia de Jove tentasse argumentar. "Só falta um sorriso agora nesse rosto para ficar a noiva mais bonita desse mundo", disse a ruiva, sem sucesso.
Juma nasceu em uma canoa e cresceu nas terras de José Leôncio em uma tapera. Ali foi seu mundo até se aventurar no Rio de Janeiro com Jove, onde conheceu a cidade grande, uma piscina, um fogão... Porém, o casebre manteve-se sempre em primeiro lugar.
Tanto que a condição imposta a ela para se casar foi: ela seguiria na tapera com o marido até o nascimento do filho. Se for seguido o original, Juma dá à luz reencarnação da própria mãe.
A herdeira de Maria tem feito jus ao significado da expressão "marruá". Tanto que seu namoro de idas e vindas com Jove é marcado por separações muitas vezes por culpa unicamente dela.
Seja porque o namorado quis largar a boa vida sem emprego. Seja porque ela, Juma, mostrou interesse em José Lucas (Irandhir Santos). Aliás, o filho mais velho de José Leôncio já indicou ser um fura-olho.
Juma também já mostrou um certo desejo de controlar a vida do mocinho. Basta Jove ter alguma atitude que a desagrade, pronto!, vem separação!
Meio do mato, sem comunicação, precisando se virar com recursos escassos... Juma poderia muito bem se candidatar ao "No Limite 2023". Isso se não fosse por um "simples" motivo: a pantaneira segue arredia.
Ok que a mocinha já consegue "prosear" melhor e não só ameaçar com sua espingarda por qualquer coisa, porém gosta mesmo é de um isolamento social
A pantaneira parece ter escutado uma das músicas de Roberto Carlos, "Meu querido, Meu Velho, Meu Amigo". A noiva de Jove só parece ouvir os conselhos da entidade. Tanto que foi o Velho quem a convenceu a se casar com o neto, embora o rapaz tenha feito de tudo para que a pantaneira aceitasse ser sua "muiê".