Na novela "Pantanal", o namoro com Juma (Alanis Guillen) vai causar uma série de problemas para Jove (Jesuíta Barbosa). Além de ver a "mulher-onça" ameaçar sua mãe com uma faca, o rapaz terá uma séria briga com o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), e acaba expulso de casa.
Quem antecipa é a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta segunda-feira (2). Na novela das nove, que pode ter uma grande mudança no final, Jove e Juma se aproximaram depois que o meio-irmão de Tadeu (José Loreto) foi picado por uma cobra.
O rapaz seguiu na tapera da Marruá até se recuperar e acaba a convencendo a frequentar o local depois disso. Quem não gosta nada disso é Guta (Julia Dalavia), apaixonada pelo mocinho desde que o conheceu. A engenheira discute com Jove e ao chorar provoca briga entre ele e o meio-irmão.
A briga entre Jove e José Leôncio ocorre quando o pai falar para o filho que é contra a relação dele com a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) na novela de Bruno Luperi. Não satisfeito, o fazendeiro afirma ainda que ele deveria era dar uma chance para Guta.
O bate-boca começa e Jove pergunta se o pai acha que uma mulher deve ser submissa ao homem. José Leôncio, claro, não vai gostar nada, e a briga só aumenta. Revoltado, o "rei do gado" coloca para fora o filho mais novo.
Já durante a viagem de Juma e Jove para o Rio de Janeiro, o Velho do Rio (Osmar Prado) acaba baleado por Muda (Bella Campos) e fica entre a vida e a morte. A entidade é obrigada a pedir ajuda a Trindade (Gabriel Sater), o peão-cantor que fez um pacto com o diabo.
E mais para a frente, José Leôncio acaba surpreendido pela chegada de um terceiro filho, José Lucas de Nada (Irandhir Santos). Filho de uma prostituta, ele é idêntico ao avô paterno, Joventino (Irandhir, na primeira fase).