O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma grande revelação para Jove (Jesuíta Barbosa) na novela "Pantanal". Recuperado de um tiro que levou acidentalmente de Muda (Bella Campos), a entidade conta para o rapaz que é seu avô Joventino (Irandhir Santos, na primeira fase). Essas cenas devem ir ao ar no sábado dia 14 na novela das nove da Globo.
Até a revelação, o Velho do Rio vai despertar curiosidade em muitos personagens, principalmente em José Leôncio (Marcos Palmeira). Isso porque Trindade (Gabriel Sater), que terá evitado a morte do ser encantado, conta ao fazendeiro que viu a imagem do patrão refletida na do Velho do Rio.
Depois do ato heroico, o peão que tem um pacto com o "tinhoso" relata como salvou a vida do Velho. Quase ao mesmo tempo, a entidade é alvo de conversa entre Muda e Filó (Dira Paes). Já um pouco depois, Trindade assegura que a sucuri que vem circulando pelo Pantanal em uma canoa é o Velho do Rio.
E isso, claro, deixa José Leôncio ainda mais com a pulga atrás da orelha. Já no final da semana, Trindade chega a conclusão que há muitas chances de Joventino e o Velho serem a mesma pessoa. Vale lembrar que o ser encantado foi quem impediu a morte do neto depois que Jove foi picado por uma cobra.
Caso o final não seja alterado, José Leôncio só vai ficar frente a frente com o Velho do Rio e descobrir que o ser misterioso é seu pai depois da própria morte no último capítulo. Assim, José Leôncio assume a responsabilidade de cuidar do bioma.
A primeira versão de "Pantanal" foi ao ar pela extinta TV Manchete em 1990 e reprisada em três ocasiões. Esse remake apresenta algumas diferenças como a segunda família de Tenório (Murilo Benício), porém manteve algumas semelhanças como a trágica morte de Madeleine (Karine Teles), mãe de Jove.