Na novela "Pantanal", José Lucas de Nada (Irandhir Santos) vai temer a vida do pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), depois que o fazendeiro acolher Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Será Tenório (Murilo Benício) quem vai despertar o medo no peão, responsável por propor algo surpreendente a Irma (Camila Morgado). "Não to lhe ricriminâno, pai. Só tô preocupado. Com o passado dele", inicia José Lucas.
"Pra quem já mando matá tanta gente, o que seria manda matá mais um?", pergunta, aflito, o irmão de Jove (Jesuíta Barbosa), antecipa o colunista André Romano, do "Observatório da TV", espantando o pai em cenas que vão ao ar na semana que vem. Mas mesmo assim José Leôncio não recua.
"Se a gente tivé medo de fazê o que é certo nessa vida, filho, uma hora ou ôtra vâmo tê que se dobrá pra quem só qué fazê o errado! Esse Tenório num pode sê pior que um marruá... E eu já peguei tantos", afirma o fazendeiro, protagonista de momentos cruciais no último capítulo.
Nesse momento, José Lucas praticamente faz uma premonição, algo que também será feito pelo Velho do Rio (Osmar Prado) em relação ao filho. "Esse o sinhor num vai conseguî trazê nem no laço, pai... Vai tê que matá ou, então, ele te mata!", frisa o caminhoneiro.
+ Tenório descobre que Marcelo não é seu filho, em 'Pantanal'
Em outro momento, José Lucas insiste para o pai abrir o olho em relação a Tenório quando o fazendeiro quiser adquirir uma parte da propriedade vizinha. "Tome tento, meu pai, que o senhor tá cutucando a onça cum vara curta... Num tô questionando a sua honestidade...", fala.
"Num tem nada errado eu querê comprá a parte da fazenda da dona Maria! Se nóis num comprá aquela fazenda vâmo vivê refém dessa situação com o Tenório. A gente paga pelas terra o que é de direito, a dona Maria recebe a parte dela e ele, se quisé, recebe a dele também. Fui eu que alertei a pobre pros direito dela, eu trouxe a melhor advogada que tinha, pra explicá pra ela a situação e num me arrependo", diz José Leôncio.
E é depois dessa conversa que Tenório contrata um capanga para matar José Lucas, que retoma a vida graças ao avô.