Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma profecia em relação ao seu único filho, José Leôncio (Marcos Palmeira). Dono de um segredo a ser revelado por Juma (Alanis Guillen), o ser místico afirma que está próximo dele finalmente aparecer para o fazendeiro. Se você quiser saber de que forma acontece o reencontro, clique aqui.
A profecia do pai de José Leôncio ocorre quando ele escuta conversa entre Filó (Dira Paes) e Zefa (Paula Barbosa) sobre suas aparições cercadas de mistérios. Não custa lembrar que Jove (Jesuíta Barbosa) até fez uma foto proibida do Velho, porém ao revelar a imagem um borrão de luz encobriu a entidade, na novela que chega ao fim marcada com uma morte inesperada.
"Será mesmo o pai do seu Zé Leôncio?", inicia Zefa, para a mãe de seu namorado, Tadeu (José Loreto). "Quem já viu, jura que é. E não foi só uma pessoa", relata Filó causando ainda mais dúvida na empregada. "Então, por que é que ele não aparece pro próprio filho? Se eu fosse esse tal do Velho, seria a primeira pessoa que eu ia me mostrar", fala Zefa
+ 'Pantanal' reserva uma reviravolta no final de Zuleica
Tenório descobre gravidez da filha e exige algo cruel
Ainda na conversa, Filó expõe a opinião do companheiro sobre o Velho do Rio. "É o que o Zé também acha... Por isso que ele não acredita nessa história. Imagine só. Do jeito que ele e o pai se gostavam, nesses anos todo ele não dá uma aparecida pra ele? Impossível!, sacramenta a mãe de Tadeu.
"Mas nem tudo na vida faz sentido, não é?", completa Filó, sem desconfiar que desperta um comentário no Velho. "Tá chegando a hora... Ocês nem imagina, mas que tá, isso tá. É, Filó... Ocê é uma grande companheira. Fosse outra, eu não teria ficado longe esses anos tudo. Me dá muita saudade de vir aqui. Muita saudade disso tudo...", fala, enigmático.