Na novela "Pantanal", Madeleine (Karine Teles) vai de novo ser citada por José Leôncio (Marcos Palmeira) para Filó (Dira Paes) causando novamente uma decepção na mãe de Tadeu (José Loreto). Isso ocorre quando a dona de casa pergunta ao companheiro sobre seus sentimentos em relação à mãe de Jove (Jesuíta Barbosa) e o fazendeiro é bem direto.
"Eu não sei dizer o que ela foi, ou deixou de ser. Só sei que, depois dela, meu coração parou de bater dentro do peito", dispara José Leôncio, prestes a ser surpreendido pela chegada do terceiro filho. E após fazer de novo sexo com o fazendeiro que Filó decide se declarar.
"Antes d'ocê a minha sina era matar a vontade dos outros... Só depois que ocê chegou na minha vida que eu fui saber o que era ter prazer", afirma ela, antecipa o site oficial da novela das nove, que pode reservar uma grande mudança em relação ao fim de Alcides (Juliano Cazarré).
+ Saiba qual é a história de Trindade e o que pode ocorrer com o peão, que tem pacto com o diabo
Nesse momento, o pai de Tadeu faz uma referência ao filho bastardo. "Como era bom aquele tempo. Quando eu te dei garupa eu não sabia que o filho que ocê tava no bucho era meu", diz o filho de Joventino (Irandhir Santos). Filó resolve então questionar o companheiro sobre Madeleine, a ser vítima de uma tragédia.
"Ela foi o único amor que ocê teve na vida, não foi?", pergunta a dona de casa. E é aí que José Leôncio resolve agir com uma sinceridade extrema. "Eu não sei dizer o que ela foi, ou deixou de ser. Só sei que, depois dela, meu coração parou de bater dentro do peito", afirma.
Filó fica sem chão com a fala do companheiro e pai de seu único filho na novela exibida pela primeira vez em 1990 pela extinta TV Manchete. "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, foi reprisada três vezes e ganhou os principais prêmios de televisão, sendo eleita a Melhor Novela pelo Troféu Imprensa e pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).