Para viver Maria Marruá na novela "Pantanal", que estreia dia 28 de março, Juliana Paes, de 42 anos, precisou passar por um processo de envelhecimento. Na história de Bruno Luperi, a atriz é uma mulher sofrida que perde três filhos e o marido assassinados em uma trama envolvendo vingança. Valéria Toth foi a responsável por dar os traços sofridos à intérprete da mãe de Juma Marruá, que incluem manchas e rugas na pele.
Em conversa com a imprensa, Juliana, agora sem contrato fixo com a Globo, comenta o processo para ser Maria na novela (saiba aqui para conhecer mais detalhes da história). "A gente vive esse universo estético, tenho recebido perguntas nesse universo, parece que o espírito da pergunta vem assim 'como é fazer esse esforço', nao é esforço nenhum, é gratificante poder abrir mão da vaidade, da estética vigente", avalia.
"É mais do que abrir mão disso, é ver beleza nisso, é ver poesia nas marcas do tempo, é um prazer poder abandonar essa mochila um pouco da vaidade, do perfeito. Não só gostar de ver, mas se deleitar com o resultado. De repente estar impresso no seu rosto aquele cenário, aquela musica, aquele som...", lista.
Assim como Juliana, Osmar Prado também passa por um processo intenso para ser o Velho do Rio. Além disso, o ator deixou crescer o cabelo dentro da orelha. "Precisamos manchar um pouco a pele da Juliana. Também colocamos nela um 'megahair' cacheado longo na cor marrom", explicou Valéria.
"Deixamos a sobrancelha crescer, fiz umas manchas na pele para descontruir a beleza da pele dela, para parecer uma mulher sem cuidados devido a toda sua história de vida, tão sofrida. Ela vive isolada na tapera, não tem vaidades. Usamos maquiagem de efeitos especiais nas mãos, para registrar as marcas de serviços físicos pesados. Desconstruir uma atriz belíssima como a Juliana também é desafiador", completou a responsável pela caracterização.