Na reta final da novela "Pantanal" e antes de ser vítima de abuso sexual de Tenório (Murilo Benício), Alcides (Juliano Cazarré) vai arrumar uma arma para desespero da namorada, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), ex-mulher do vilão. Vítima de humilhação do fazendeiro, o peão revela seu plano de matar o crápula, na novela das nove que exibe o último capítulo no mês que vem.
Embora alertado pelo "Cramulhão" que o corpo de Tenório é fechado - e, por isso, revólver ou outra arma de fogo não são capazes de matar o pai de Guta (Julia Dalavia) -, Alcides arruma um armamento para liquidar o ex-marido de Bruaca. Ela, por sua vez, ao encontrar o peão com revólver na mão logo mostra sua preocupação.
"O que é que é isso, Alcides?", questiona Bruaca, conta o site oficial da novela de Bruno Luperi. "Não é nada", minimiza o peão já escondendo o armamento, mas sem conseguir encerrar o assunto. "Onde é que ocê arranjou esse revólver?", insiste a ex-mulher de Tenório, que causará preocupação no vilão por conta da partilha dos bens.
+ o final da novela 'Pantanal' tem uma morte inesperada
Mesmo pressionado, Alcides foge das perguntas da namorada. "Eu vou sair pra lida, Maria, não vou pra guerra", alega o peão. E a mãe de Guta continua insistindo no assunto. "Ocê vai andar armado por quê? O seu Zé Leôncio (Marcos Palmeira) não aceita que fique se bulindo com sso dentro da fazenda", recorda a sofrida, prestes a ver seu namoro com o peão chegar ao fim.
Só que Alcides logo faz questão de explicar. "A arma não é pro seu Zé Leôncio. É pra se eu topar com aquele miserável em algum canto", dispara. "Um dos dois não vai sobrar pra contar história", completa, decidido o rival do fazendeiro.
Bruaca tenta então tirar da cabeça do namorado o seu plano contra Tenório. "Pelo amor de Deus, Alcides, não faça isso. Ocê vai botar tudo a perder", suplica, sem convencer o peão. "Eu não posso ficar de braço cruzado esperando que ele dê cabo de nós", afirma Alcides.