Nos últimos capítulos da novela "Pantanal", Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai tentar tirar da cabeça de Alcides (Juliano Cazarré) seu plano de vingança contra Tenório (Murilo Benício) por ter sido estuprado pelo fazendeiro. Embora conte à mãe de Guta (Julia Dalavia) que quer matar o fazendeiro, o peão não revela ter sido abusado sexualmente pelo pai da garota.
A novela das nove está na reta final e chega ao fim em outubro - a Globo não oficializou ainda a data do último capítulo da história que dará lugar a "Travessia". A sede de vingança de Alcides irá incomodar Maria Bruaca.
"Ocê nunca mato ninguém nessa vida, Arcides. Num vai fazê isso agora", fala a sofrida dona de casa, antecipa a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo". Porém, o peão se mostra decidido a dar um fim no vizinho de José Leôncio (Marcos Palmeira). "Eu sô capaiz de tudo pra gente sê feliz", frisa.
+ 'Pantanal': Velho do Rio faz previsão assustadora sobre o filho, José Leôncio
E a rival de Zuleica (Aline Borges) insiste para Alcides deixar a vingança de lado. "Num vô pode se filiz carregâno um remorso desses nas costas", explica. Só que o peão vai se mostrar firme em sua decisão de matar o pai de Guta, Roberto (Cauê Campos) e Renato (Gabriel Santana).
"Num vô matar inocente nem possêro ninhum. Vô matá é um mandante, Maria, desses que sempre escapa da Justiça", fala, firme, o peão, que acaba envolvendo Zaqueieu (Silvero Pereira) em seu plano. Por sua vez, o ex-mordomo vai acreditar ter matado o vilão da novela de Bruno Luperi.
Como última tentativa de fazer Alcides recuar em sua decisão, Maria Bruaca afirma que se o namorado decidir levar adiante seu plano, o namoro deles estará encerrado. Mas o peão não recua e decreta: "Então levanta daqui e vai embora. E num me procura mais!".