A violência sofrida por Mariana (Chandelly Braz) será revelada na novela "Orgulho e Paixão" quando a Benedito se casar com Brandão (Malvino Salvador). A irmã de Cecília (Anajú Dorigon) tira a peruca diante dos convidados exibindo os cabelos curtos, que foram cortados à força por Xavier (Ricardo Tozzi). A essa altura, o oficial já terá deixado a cadeia após ser preso acusado de ter atirado em Darcy (Thiago Lacerda). A revelação espanta Ofélia (Vera Holtz), mãe da noiva, que acaba desmaiando no altar: "Por Santa Sarah, protetora dos cabeleireiros". As cenas vão ao ar dia 6 do mês que vem, já na reta final da trama das seis prevista para chegar ao fim dia 24. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (29).
A também irmã de Jane (Pâmela Tomé), Elisabeta (Nathalia Dill) e Lídia (Bruna Griphao) foi vítima de violência por parte do fazendeiro depois que revelou ter se passado por homem, Mário, para disputar e ganhar uma corrida de motos, algo proibido para mulheres naquela época. A mulher de Darcy é quem incentiva Mariana a assumir os cabelos curtos dizendo que ela também está linda dessa forma. Em um primeiro momento, a futura mulher de Brandão dá o contra. "Sem a peruca? Não, é loucura, imagina o escândalo", aponta chorando. Nas cenas seguintes, a filha de Felisberto (Tato Gabus Mendes) é conduzida ao altar pelo pai. "Está linda", elogia o militar ao receber a futura mulher. O oficial já sabe da violência sofrida por Mariana e chegou a surrar Xavier para defendê-la.
No altar, Mariana e Elisabeta trocam olhares. "Se tem um bicho que você não é, é a tartaruga: sua cara está sempre pra fora, altiva", diz a noiva. Está linda, mesmo, sempre foi. Linda e forte. Mais forte que eu", responde a mulher de Darcy, salva por ele de atentado planejado por lady Margareth (Natalia do Vale). Em seguida, Mariana conta ter se inspirado no melhor amigo, Luccino (Juliano Laham), e deixa Brandão desconfiado. "Meu amor, eu preciso casar como eu mesma. Você entende?", questiona. Em seguida, a Benedito tira o véu e a peruca para espanto de todos. "Oh!", falam os convidados, chocados.
Ainda nos próximos capítulos, a mulher de Rômulo (Marcos Pitombo) vai achar uma criança na porta de sua casa quando voltar de um lanche ao ar livre com o marido. Cecília até fica com receio de adotar o bebê, mas é convencida pelo médico. "Meu amor, temos que saber receber. A vida está sendo generosa. Eu pressenti algo esta noite, não falei à toa!", diz o irmão de Edmundo (Nando Rodrigues).
(Por Guilherme Guidorizzi)