O casamento de Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas) vai enfrentar uma turbulência nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". O filho de Gaetano (Jairo Mattos), a ser assassinado por Virgílio (Giordano Becheleni), vai escutar quando a mulher desabafar sobre o relacionamento deles em conversa com Elisabeta (Nathalia Dill). Em cenas previstas para irem ao ar neste sábado (8), antecipa o portal "Observatório da Televisão", magoado, o filho de imigrantes despreza a baronesinha. "Por favor, me deixe comigo mesmo", pede ele deixando a mulher às lágrimas.
A conversa de Ema e Elisabeta acontece na festa de casamento de Mariana (Chandelly Braz) e Brandão (Malvino Salvador). "Acabem com isso. Por que não fazem logo as pazes? Aproveite essa ocasião especial e inspirada, um casamento, e procure seu amor", diz a irmã da noiva. Sem ser visto, o também irmão de Fani (Tammy Di Calafiori) escuta tudo quando tiver encontrado a mulher. "Perdoar é fácil. Difícil é lidar com a impressão de que Ernesto talvez nunca vá conseguir se sentir adequado ao meu padrão de vida. Digo esse padrão novo, parecido com o meu velho, que podemos ter com meu trabalho", explica a filha de Aurélio (Marcelo Faria).
Na sequência, Ema se mostra indecisa se fez bem ao se casar com o filho de Gaetano. "Eu amo Ernesto, mas esse tempo que estamos afastados tem me feito pensar: e se eu tiver cometido um erro, Elisa? Se eu estiver forçando essa incompatibilidade entre nós dois? Uma coisa é fato, um casamento protocolar, de conveniência, como eu quase fiz, não estaria me fazendo passar por nada disso", afirma. O irmão de Virgílio, responsável pelo atentado contra Elisabeta, se choca, cai no choro e vai embora sem ser notado. Novamente, a mulher de Darcy (Thiago Lacerda) diz para a melhor amiga não por ponto final no casamento. "Eu sei, Elisa! Falei besteira! É que estremecida assim com Ernesto, fico achando que também não sou merecedora dele. Que se Ernesto estivesse com outra esposa ele estaria mais feliz. Enfim, ando atarantada. Sim, a única certeza que tenho hoje é que amo meu esposo!", afirma a neta do Barão (Ary Fontoura).
Já em casa, a baronesinha diz ao marido que ficou atrás dele durante toda a comemoração. "Esposo... Procurei por você a festa toda. Onde esteve? Bom, não importa: vim até aqui porque estou pronta pra acabar com essa nossa besteira e...", inicia ela, sendo interrompida pelo irmão de Fani. "Que besteira? A besteira que você fez em se casar comigo? Porque se tivesse feito um casamento protocolar, como queria antes, não precisaria passar por nada disso, não é mesmo?", questiona, acrescentando que escutou tudo o que Ema falou para Elisabeta. Espantada, a casamenteira pede desculpas ao marido, mas Ernesto rejeita. "Está fazendo com que eu me sinta inadequado agora, Ema. Por favor, me deixe comigo mesmo", finaliza.
Já na reta final da trama que se despede no dia 24 o público vai ver que a tia de Darcy está se passando por louca. Lady Margareth (Natália do Vale) deixa isso claro quando é surpreendida pela visita da filha, Briana (Bruna Spínola), dada como morta em viagem de navio. A megera e cúmplice na morte de Lorde Williamson (Tarcísio Meira) se desespera ao saber que a filha está grávida de um homem que não tem posses.
(Por Guilherme Guidorizzi)