Camilo (Maurício Destri) finalmente vai descobrir que foi gerado após a mãe ser vítima de violência sexual nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". O segredo de Julieta (Gabriela Duarte) virá à tona depois que o marido de Jane (Pâmela Tomé) assumir o lugar do padre quando a mãe for se confessar. "Por que, mãe?! Por que não me contou?!", dispara ele, sem segurar as lágrimas. As cenas vão ao ar no dia 1º de setembro na trama das seis, antecipa neta segunda-feira (13) o colunista de TV Daniel Castro.
A noiva de Aurélio (Marcelo Faria), a quem se entregou após superar o trauma, vai atrás de um pároco quando o filho estiver a pressionando para saber informações sobre seu pai. "Bom dia, padre. Faz tempo que não me confesso aqui no Vale. Mas desta vez, preciso muito. Espero que o senhor acolha minha aflição", inicia ela. Disfarçando a voz, Camilo pede para a mãe dar sequência ao seu relato. "Tenho um segredo, padre. Infeliz, grave, nefasto. E meu filho parece prestes a descobri-lo. Prometi transparência ao meu menino. Mas não consigo contar, padre. Não posso deixar que meu filho se depare com essa tragédia", continua a Rainha do Café, decidida, então, a largar o luto.
Ainda se passando por padre, o marido de Jane, grávida do primeiro filho do casal, incentiva a mãe a revelar a verdade. "Meu segredo diz respeito ao pai de Camilo, meu falecido marido. Um ser humano desprezível, abominável. Que se aproveitou de minha juventude, inexperiência. E, principalmente, do fato de eu ser mulher, padre", acrescenta. A ex-aliada de Susana (Alessandra Negrini) segue abrindo o jogo. "Os maus-tratos começaram mesmo antes do casamento, mas eu estava aprisionada na convenção. Ele me humilhava, me batia e me violentava", recorda. O relato faz o cunhado de Lídia (Bruna Griphao) não esconder o nervosismo. Para mim é ainda mais duro dizer tudo isso aqui, na casa de Deus. Mas meu filho é fruto de um estupro", dispara.
Aflito por saber o que a mãe passou, Camilo dá um grito. A sua reação faz a mãe ir para o outro lado da cabine e se deparar com o filho, em choque. "Por que tive que descobrir a verdade assim?!", questiona. Tentando contar a situação, a noiva do pai de Ema (Agatha Moreira) diz ter mentido em confissão. "Chega! Ia ser mais fácil se eu soubesse, é o meu passado! E você, você podia, devia, ter dito que foi vítima de um... Que sou filho daquele...", rebate o amigo de Darcy (Thiago Lacerda). "Não! Não fala. Não!", esbraveja a milionária, impedindo que o filho complete a frase.
Atordoada, Julieta deixa a igreja tapando os ouvidos, subindo em um cavalo, sendo seguida pelo herdeiro. "O que foi feito de minha vida? Por que tanta provação? Ajude Camilo a se recuperar desse fardo, meu Deus. Porque talvez eu nunca me livre do meu", fala a Rainha do Café para si mesma. "Mãe! Não foge mais de mim! Mããããeee!", berra Camilo. Para fugir do filho, Julieta chicoteia o animal, mas o bicho acaba derrubando a dona, para desespero do rapaz. "Não, mãe! Não faça isso. Não me dê o pior castigo por tudo que não vivemos juntos. Fica comigo, mãe, fica comigo", suplica de joelhos.
(Por Guilherme Guidorizzi)