Marocas (Juliana Paiva) vai contar ao pai que ainda é apaixonada por Samuca (Nicolas Prattes) mesmo após romper o noivado com o empresário na novela "O Tempo Não Para". A mocinha fica revoltada com o rapaz quando ouve de dom Sabino (Edson Celulari) que o filho de Carmen (Christiane Torloni) escondeu de sua família ter descoberto que ergueu a Samvita em terras de propriedade dos Machado. Depois de romper, a ex-congelada critica o pai por ter contado o que sabia, informa o portal "Observatório da Televisão". "Meu pai, Samuca e eu estamos apaixonados. O senhor deveria ter respeitado isso, eu sei que é difícil para o senhor, quase impossível, mas o senhor faria muito bem se tivesse ficado calado", dispara.
O homem do século XIX vai saber a verdade sobre a construção da empresa em sua propriedade através de Paulina (Carol Macedo). Indignado, chama Samuca de traidor e afirma que não permitirá o casamento da filha mais velha com o rapaz. Decidido, ele vai até a casa de praia do empresário, na qual Marocas vai perder a virgindade com Samuca, e abre o jogo, mas causa revolta na primogênita. "Se tivesse... me esperado voltar e ter uma conversa reservada, com civilidade. Mas, como sempre, o senhor foi intempestivo, não parou para pensar, não parou para pensar em nada, não parou pra pensar em mim", critica ela. "O senhor não se preocupou com os meus sentimentos. Não quis saber se me magoaria, não levou em conta a minha vontade. Quis resolver tudo do seu jeito, aos gritos, com a indignação do pai de uma criança que foi magoada. Pai, eu não sou mais essa criança, já disse isso tantas vezes, mas o senhor não escuta, ou pior: faz ouvidos moucos", acrescenta a filha de Agustina (Rosi Campos).
Ainda revoltada, a irmã de Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Natalia Rodrigues) segue desabafando. "O senhor não pode resolver as coisas por mim. Eu tenho sentimentos, eu tenho discernimento para decidir o que é bom pra mim, o que é certo e o que é errado... Eu não preciso do senhor pra isso. Quando eu quiser um conselho, serei a primeira a lhe pedir, quando quiser uma palavra amiga é ao senhor que vou recorrer. Porque eu lhe tenho respeito. Eu lhe tenho amor", acrescenta, deixando dom Sabino sensibilizado e desnorteado. "E o amor, meu pai, não é tomar conta, proteger. O amor tem sua própria fauna, a sua própria flora, ele vive por si só, em duas pessoas, o mesmo sentimento, que não se divide, apenas existe, desafia as leis da lógica, ocupa o mesmo espaço em dois seres, ao mesmo tempo. É tão inegável quanto o ar, é tão difícil de explicar como é fácil de entender. Porque a gente sente. Porque é único. O amor deve respeitar o outro em sua infinita magnitude, porque nos faz perceber a nossa própria pequenez... Como somos mesquinhos diante do mundo, como somos diminutos. Eu cresci, meu pai. Não caço mais passarinhos com estilingue, não uso mais fita no cabelo", completa.
Ex-noiva também de Bento (Bruno Montaleone), que terá interrompido sua festa de noivado com Samuca, Marocas diz nas entrelinhas que já perdeu a virgindade. "Eu agora sou uma mulher, meu pai. Uma mulher completa. Por favor, não ouse mais tomar decisões por mim. Não me subestime. Fazendo isso, o senhor só me afastará de si. Agora eu preciso ir. Com licença, pai", pede, deixando o patriarca sem entender nada. "Uma mulher completa? O que ela quis dizer com isso?", questiona o ex-congelado, que trairá a mulher com Carmen.
(Por Guilherme Guidorizzi)