A farsa de Elvira (Ingrid Guimarães) vai acabar na novela "Novo Mundo". Nos próximos capítulos da trama das seis a atriz se revela viva ao saber que Joaquim (Chay Suede) está preso, sob acusação de seu assassinato, que na verdade não chegou a acontecer. Na tentativa de livrar o marido da prisão, a atriz se apresenta ao intendente e afirma que foi Thomas (Gabriel Braga Nunes) quem mandou matá-la. Porém, ela acaba indo parar atrás das grades, pois o comissário decide mantê-la detida até confirmar sua história.
Nas cenas, Elvira fica sabendo que Thomas conseguiu capturar Joaquim e decide abandonar os disfarces para se revelar viva e salvá-lo. "Sou eu mesma, Joaquim! Mais viva do que nunca!", anuncia a atriz, diante do ex-colega de companhia teatral. "É ela mesma, a sua esposa?!", Egídio (Márcio Vito) pergunta, e ela garante: "Sim! Sou Elvira Matamouros, grande atriz, grande sobrevivente! Como estás, Joaquim?!".
Emocionado, Joaquim abraça Elvira, que segue explicando como tudo aconteceu: "Tentaram me matar de verdade! Mas não foi Joaquim! Sou prova viva disso! Quando voltei para a corte, vim direto te procurar, mas já tinhas fugido!". O herói comemora: "Estou livre! Não existe mais processo! Quem te matou, tentou matar, foi Thomas não foi?!", pergunta, e a falsa cigana declara: "Sim! Quem mandou matar-me foi Thomas! Jacinto (Babu Santana), o algoz, que me disse!".
Ao ouvir o nome de Jacinto, Joaquim diz: "Foi esse homem que tentou matar dom Pedro! Para salvar o príncipe, atirei uma flecha e acertei a mão dele!". Contudo, o oficial duvida da história contada por Elvira: "Alto lá! Quero ter certeza que a senhora é quem diz ser! Vou mandar desenterrar o caixão! Depois, veremos como fica sua situação, seu Joaquim!", avisa, e decreta: "Por garantia, a senhora vai ficar esperando aqui, presa com ele, até eu voltar!".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)