Na última semana da novela "Novo Mundo" , Domitila (Agatha Moreira) e Leopoldina (Letícia Colin) vão ter um momento de trégua. Inconformada por ser mais uma vez humilhada em um confronto com a imperatriz, a "favorita do príncipe" sai armada, decidida a matara rival, mas desiste do assassinato na hora de puxar o gatilho. Contudo, dom Pedro (Caio Castro) atira na amante por engano, pensando que atingiria um bicho, e ao vê-la ferida. Cabe à austríaca socorrer Domitila, que chegou a esconder do monarca que abortou o filho que esperava dele.
Domitila fica sabendo por meio de Patrício (André Dias), expulso por Leopoldina do palácio, que o imperador saiu para caçar com a mulher, e vai decide ir ao local levando uma arma. Perturbada pelas lembranças do embate em que a rival terá sido defendida pelo marido, ela aponta o revólver para Leopoldina, e mas não tem coragem de atirar e cai em prantos. Sem saber que a amada está escondida no meio do mato, Pedro ouve um barulho e dispara com sua espingarda naquela direção, acreditando que vai acertar uma capivara. Baleada e desmaiada, Domitila sangra.
Na sequência o autor do grito histórico se desespera quando constata que atirou na amante. "Eu a matei", ele diz, arrasado. Já tendo escapado de um atentado orquestrado por Thomas (Gabriel Braga Nunes), Leopoldina se apressa em socorrer Domitila: abre o vestido dela para expor o ferimento e rasga uma tira de pano de sua própria roupa para enfaixar o local e estancar o sangue. "Vá atrás do Doutor Peter (Caco Ciocler) e leve-o para a Quinta. Rápido", ela diz ao marido.
Apesar de já ter causado tanto sofrimento à imperatriz intencionalmente, Domitila é levada por ela para o palácio e fica sob seus cuidados. Só quando vê que a a rival está fora de perigo é que Leopoldina confronta Pedro: "Você não consegue perceber o que houve? Ou não quer perceber?". "Que estás a dizer?", questiona confuso o conquistador. "Por que você acha que ela foi até lá? Com uma arma? O que acha que ela queria?", encara, Leopoldina. Depois disso, Pedro manda Domitila de volta para São Paulo por meio de Francisco (Alex Morenno), mas ela ainda aparece na cerimônia de coroação, escondida sob um véu. Frustrada, ela vê o casal ser coroado, e quando ficam a sós os dois trocam juras de amor.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)