Na novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) vai agir para evitar ser acusado pelo assassinato de Joel (ator não divulgado), seu então aliado e a quem irá matar a sangue frio. O cruel marido de Dolores (Daphne Bozaski) simula um ataque a faca e, dessa forma, engana não só d.Pedro II (Selton Mello) como todo exército brasileiro na Guerra do Paraguai.
Segundo o colunista Daniel Castro, as cenas começam a ir ao ar na semana que vem quando o imperador decide duelar contra os homens de Solano Lopez (Roberto Birindelli). Já no front, o amante de Luísa (Mariana Ximenes) na trama das seis acaba sequestrado a mando de Tonico. Algo de mais grave só não ocorre porque Samuel/Jorge (Michel Gomes), o ex-escravo fugitivo, consegue libertá-lo prendendo Joel.
E é ao descobrir que Joel foi capturado, Tonico resolve se livrar do antigo cúmplice sem usar intermediário revoltando o pai de Leopoldina (Bruna Griphao), uma vez que o deputado escapará do flagra. "Quem pode ter feito isso? Como entraram no nosso acampamento sem que ninguém tenha visto?", pergunta o imperador.
É aí que Tonico surge em cena machucado na barriga e sendo carregado por um soldado. "Tinha um homem rondando o acampamento. Achei suspeito e fui atrás dele. Quando ele me viu, quis fugir, mas não deixei", mente o cretino. Ainda na base do cinismo, o meio-irmão de Samuel/Jorge diz ter entrado em confronto com Joel.
"Parti para cima. Ele estava com uma faca, lutei com ele, só que o cabra conseguiu fugir. E ainda me deu uma facada no bucho! Foi por um triz. Se o desgramado fosse bom de faca, não estava aqui para contar essa história", mente Tonico sendo apoiado por Nino (Raffaele Cassucio).
"Deve ter sido esse homem que esfaqueou o Tonico", conclui o jornalista. "O que tem ele?", questiona o político como se não soubesse do assunto. Pedro por sua vez entrega tudo ao rival. "E foi com uma facada. Só que, no caso dele, foi certeira", afirma o imperador na história que é uma sequência de "Novo Mundo" (2017).
Um pouco depois do sequestro do marido, a imperatriz acordará assustada de um pesadelo que envolve o próprio imperador. "Acordei sobressaltada com um sonho terrível que tive com Pedro. Ele estava sozinho, parecia ferido, assustado. Tentava se mexer, mas não conseguia", narra Teresa (Letícia Sabatella) para as filhas enquanto tenta ser acudida pelas princesas.