Na novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) vai se reencontrar com Pilar (Gabriela Medvedovski), a quem foi prometido, e descobrir que a sinhazinha ficou noiva de Jorge/Samuel (Michel Gomes), seu meio-irmão. O reencontro do vilão e da mocinha acontece quando Tonico estiver em uma barbearia e ver a jovem pelo reflexo de um espelho, conta o portal "ArteBlitz".
"Mas não é possível! É Pilar...", diz Tonico para si mesmo deixando o estabelecimento às pressas até alcançar a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) e a segurar pelo braço, pegando-a de surpresa. A jovem até pede para o vilão lhe soltar, mas é em vão. E ela é socorrida por Jorge/Samuel, que estará passando pela rua naquele exato momento. "Não ouviu o que ela disse? Solta a Pilar", ordena o fugitivo acusado de matar o próprio pai.
Tonico, então, reage de forma racista com Jorge/Samuel. "Quem... É... Esse negro...?", dispara, ouvindo do meio-irmão, parentesco por ora desconhecido, que ele é o noivo da sinhazinha. Em um primeiro momento, o crápula ri, mas depois cai em si. "Me largou no altar para se juntar com um negro?", questiona o deputado se apresentando para Jorge/Samuel.
"Tonico Rocha. Tenho uma penca igualzinho a tu, lá no meu engenho...", rebate ao protegido de Luísa (Mariana Ximenes) quase o tirando do sério. O noivo de Pilar até avança no rival, mas é contido pela jovem. "Eu fugi porque você é nojento, Tonico Rocha. Não suporto homens co...", fala sendo interrompido pelo político.
"Tu vai casar comigo, Pilar!", decreta no folhetim histórico, sequência de "Novo Mundo" (2017). Só que Pilar surpreende Tonico afirmando preferir a morte a se casar com ele.
Já na outra ponta, Teresa Cristina (Letícia Sabatella) vai fazer de tudo para afastar o marido da Condessa de Barral. A imperatriz até arma para a rival flagrar o imperador beijando outra ex-amante e, assim, consegue separar os dois. Mas isso será só um por um tempo.
Luísa desconfia da armação da mulher de Pedro (Selton Mello) e vai atrás dele. Os dois fazem as pazes, se beijam e transam. Depois, o conquistador abre o jogo com Teresa e sem rodeios fala dos seus sentimentos em relação a Luísa ao dizer que considera Teresa sua amiga e companheira. "Além de minha Imperatriz. E esse seu lugar, nada, jamais, será capaz de tirar de você. Mas estou apaixonado por Luísa", dispara.