Solano López (Roberto Birindelli) vai colocar Tonico (Alexandre Nero) contra a parede na novela "Nos Tempos do Imperador" ao acusar o vilão de ser o culpado pela derrota em uma das batalhas da Guerra do Paraguai. As cenas vão ao ar nesta semana na trama das seis, que entrou no seu último mês de exibição para dar lugar a "Além da Ilusão". Através de seus homens, que invadem a casa do cretino, o ditador deixa um recado.
"Ou você cumpre o que prometeu e me envia informações ou vai se arrepender muito", ameaça o paraguaio para o crápula, que terá eleito Bernardinho (Gabriel Fuentes), sua nova vítima. Na sequência desta terça-feira (4), Pedro (Selton Mello) e seu exército saem vitoriosos no confronto em Tuiuti, no país vizinho, para lamento de Elisa (Lana Rhodes).
"Treze mil paraguaios, Solano! Uma grande amiga perdeu o pai e o marido na batalha. Ela tem cinco filhos e está desesperada! Eles estão nos matando, Solano. Eles estão vencendo", relata a mulher do ditador. Vale lembrar que a aliança entre o paraguaio e Tonico não é recente e já rendeu, inclusive, a captura do imperador brasileiro em outra parte do confronto.
O vilão do país vizinho não assume sua culpa na derrota e coloca Tonico como único culpado. "Eu bem que relutei em me aliar a ele, um verme capaz de trair o próprio país!", dispara, fazendo a mulher assentir: "Se ele tivesse dado as informações que prometeu, não teríamos sofrido essa derrota!".
A derrota no Tuiuti logo vai ser descoberta pelo assassino de Nino (Raffaele Caseccio), fazendo-o reforçar sua covardia. "Tinha que ter conseguido informação para passar a Solano antes de Tuiuti. Tinha que ter alertado sobre artilharia dos Aliados, mas...", lamenta-se para Borges (Danilo Dal Farra) já entrando em sua casa.
Nesse momento, o delegado cúmplice do vilão repara que a casa de Tonico está toda revirada, com a mobília quebrada e a cortina rasgada. Só então ele nota o bilhete deixado pelos homens de Solano e, alterado, faz a leitura do recado na trama sequência de "Novo Mundo" (2017).
E também nesta semana no folhetim de época, Tonico finalmente encontra a mulher, Dolores (Daphne Bozaski), com sua filha. O bandido rapta as duas e é seguido por Nélio (João Pedro Zappa), amante da sofredora. Mas em uma briga, ele leva a pior e fica pendurado em um penhasco.
Só que Nélio comprova seu lado de bom samaritano e salva a vida do rival, mesmo diante do pedido de Dolores para deixá-lo morrer. Já salvo, Tonico se vinga e empurra Nélio para a "morte", devastando a mocinha. Uma reviravolta ocorre depois quando o rapaz aparecer vivo.