Na novela "Nos Tempos do Imperador", por muito pouco Gastão (Daniel Torres) não irá morrer. Durante a Guerra do Paraguai, na qual Tonico (Alexandre Nero) é feito de refém por Solano López (Roberto Birindelli), o marido de Isabel (Giulia Gayoso) vê Cristóvão (Marcelinton Lima) entrar na sua frente e ser baleado, evitando sua morte. "Aquela bala ia me atingir", fala o cunhado de Leopoldina (Bruna Griphao) em cenas que vão ao ar na semana que vem na trama das seis.
Convém lembrar que a princesa nunca concordou com a ida de Gastão para o front, mas viu o marido, o conde d'Eu', lhe ignorar. E após ver o soldado ser baleado, Augusto (Gil Coelho), primo de Gastão, também irá se preocupar com a possibilidade de uma nova baixa no exército. "Está preocupado com o Cristóvão? Não quero ser pessimista, mas o ferimento foi muito grave", fala o marido de Leopoldina, que, grávida, rolará uma escada durante briga de Gastão e Augusto.
"Aquela bala ia me atingir! Não entendo por que ele fez isso e não consigo parar de pensar na dor da família dele", retruca o marido de Isabel em relação ao morador da Pequena África. Apesar dos esforços, Cristóvão acaba morrendo para lamento de dom Olu (Rogério Brito). "O que direi à família dele? Tudo que ele fazia era pensando na mulher e na filha", aponta.
Prestes a ser preso e condenado sob acusação de ter matado o próprio pai Samuel/Jorge (Michel Gomes) tenta confortar o pai de Zayla (Heslaine Vieira). "O senhor estava convicto de que era o certo. Eu também, assim como todos os que se alistaram. Só quando invadimos Uruguaiana descobrimos o que é guerra de verdade. Queria Deus que eu nunca volte a pisar em um campo de batalha", pede o engenheiro na trama de época, uma sequência de "Novo Mundo" (2007).
Ainda no folhetim das seis, Tonico vai viajar para a Bahia e ao retornar descobrirá que a mulher, Dolores (Daphe Bozaski), fugiu com Nélio (João Pedro Zappa) e jurará vingança contra a adúltera. Até demora um bom tempo para o deputado achar o casal - tanto que a "mosca morta" já terá dado à luz. Para se vingar, o proprietário do jornal "O Berro" sequestra a criança e Dolores.
Porém, Nélio vai atrás e eles entram em luta corporal. Nisso, o deputado leva a pior e fica pendurado em um penhasco, suplicando por ajuda. olores decide se vingar e pede para o amante não ajudar o cretino. "Não presta", justifica a garota.