Nova novela das seis, "Nos Tempos do Imperador" tem seu foco principal na trajetória de Dom Pedro II, vivido por Selton Mello, em seu retorno aos folhetins após mais de 20 anos. Ao mesmo tempo em que comanda o Brasil, o imperador se apaixona por Luísa (Mariana Ximenes). A Condessa de Barral é a preceptora de suas filhas com Teresa Cristina (Leticia Sabatella), Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso). Sequência de "Novo Mundo" (2017), "Nos Tempos" tem autoria de Alessandro Marson e Thereza Falcão e direção geral de João Paulo Jabur.
O folhetim vai retratar a paixão do povo pelo soberano e a vontade dele investir em educação. Órfão de mãe quando tinha 1 ano, Dom Pedro II viu, ao assumir o trono, aos 14 anos, que precisava colocar o país à frente de si. Da mesma forma que ocorreu com o pai, se casou em um acordo político e só viria a conhecer a mulher após o casamento ser sacramentado. Ao conhecer Luísa, sua preceptora e uma mulher à frente do seu tempo, Isabel logo demonstra admiração pela Condessa. Já a impetuosa Leopoldina nem imagina que terá pela frente um sério desafio.
Assim como Luísa, Pilar (Gabriela Medvedovski) é feminista e que bate de frente para conquistar o que quer. Criada em um convento e poliglota, a filha do coronel Eudoro (José Dumont) foi prometida a Tonico (Alexandre Nero) ainda na infância. Só que a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) vai fugir de casa, na Bahia, rumo ao Rio querendo estudar Medicina. É na fuga que ela encontra o escravo Jorge (Michel Gomes), acusado de matar o próprio pai, o coronel Ambrósio (José Dumont), pai também de Tonico. A paixão dos fugitivos é instantânea.
Quando a fuga de Pilar é descoberta, Eudoro acaba prometendo a sua outra filha a Tonico. Ao mesmo tempo em que enfrenta a saudade pela falta da irmã, Dolores passa a ser usada pelo vilão em um plano para separar Pilar de Jorge, agora com a identidade de Samuel. O fugitivo ganha um novo nome com a ajuda de Luísa, que cruza o caminho dele e de Pilar, e o salva da morte.
Quem também cruza o caminho de Jorge/Samuel é Dom Olu (Hoji Fortuna), o Rei da Pequena África. Logo, os dois se tornam amigos e o imperador, conselheiro do fugitivo. Outra a se aproximar dele é a mulher do rei, Cândida (Dani Ornellas). Assim como Jorge/Samuel tem seu confidente, Luísa também tem a dela: a empregada Justina (Cinara Leal), responsável pelos cuidados de Dominique (Thor Becker), filho da condessa e de Eugênio (Thierry Tremouroux).
Sequencia do folhetim e 2017, "Nos Tempos" resgata alguns personagens da outra trama. É o caso de Licurgo (Guilherme Piva), Germana (Vivianne Pasmanter) e Quinzinho (agora vivido por Augusto Madeira). O núcleo cômico reúne ainda Lota (Vera Holtz) e Batista (Luis Melo), que fazem de tudo para terem um título e nobreza. A nova trama das seis conta ainda com Roberta Rodrigues (a escrava Lupita), Roberto Birindelli (General Solano López) e Jackson Antunes (Duque de Caxias).
(Por Guilherme Guidorizzi)