Raquel (Gloria Pires) na novela "Mulheres de Areia " (1993) vai reaparecer após ser dada como morta em um acidente no mar. Após revelar que sobreviveu à tragédia ao ser encontrada pela mãe, Isaura (Laura Cardoso), a irmã de Ruth (Gloria Pires) passa a fazer de tudo para se vingar de todos seus inimigos. Claro que sua gêmea faz parte desse plano de vingança, assim como Virgílio (Raul Cortez), seu ex-sogro.
E na reta final da trama de Ivani Ribeiro (1922-1995), a vilã resolve agir para impedir o casamento da irmã com Marcos (Guilherme Fontes). É bom lembrar que após a "morte" de Raquel, Ruth assume o seu lugar e tempos depois revela à importante personagem não ser a megera. Já a verdadeira Raquel se aproveita da troca, avança em Tonho da Lua (Marcos Frota) e quase mata o escultor.
Quando "Mulheres de Areia" estiver em seu último mês, Marcos e Ruth estarão prestes a se casar. E é aí que a vilã entra em ação. Para impedir o casamento, a filha má de Isaura e Floriano (Sebastião Vasconcelos, um dos atores já falecidos do elenco) finge ser a irmã boazinha e faz um crucial pedido a Sonia (Totia Meireles): dar a Marcos às escondidas uma dose de tranquilizante.
"Ruth" (na verdade Raquel) alega que o filho de Virgílio tem descumprido ordens de seu médico ao não tomar os "remédios necessários". Sonia acata a orientação da vilã, de forma ingênua. O irmão de Malu (Vivianne Pasmanter) bebe um suco de laranja "batizado" com a medicação e só tem tempo de chegar em casa.
Dopado, o noivo de Ruth desaba na cama e acaba vítima de outro plano de Raquel. A megera tira praticamente toda a roupa, espalha roupas pelo chão, e se deixa sobre o ex, criando um cenário para fazer a irmã dar o flagra e crer que foi traída.
Nem precisa dizer que Ruth acredita no que vê. Já Raquel após a irmã ir embora deixa tudo como antes para que o próprio Marcos também não entenda o que aconteceu. Apesar da armação, o fim de "Mulheres..." reservou um final feliz para os mocinhos e uma tragédia para Raquel.