A novela "Mulheres de Areia" (1993) vem sendo reprisada pela Globo pela terceira vez, agora na faixa "Edição Especial" por volta das 14h45. Coube a Gloria Pires viver as gêmeas Ruth e Raquel de personalidades diferentes e é dela algumas curiosidades que envolvem o casamento da vilã no remake da trama de Ivani Ribeiro - a primeira versão foi ao ar na TV Tupi em 1973.
E você sabia que por muito pouco, "Mulheres de Areia", que teve a participação de Renata Vasconcellos, não virou pó, com o perdão do trocadilho? E que a gravidez de Gloria acabou afetando diretamente a produção da trama das seis, da qual fizeram parte uma série de atores já falecidos?
Se você não sabe ou já esqueceu, o Purepeople te conta! E se você quer saber como terminou a novela, com final feliz para Ruth e/ou Raquel, clique aqui.
A ideia inicial da Globo era que "Mulheres de Areia" substituísse "Felicidade", de Manoel Carlos e estrelada por Maitê Proença. Em março de 1992, "O Globo" afirmou que o remake foi engavetado pois nenhuma atriz topou se dividir entre Ruth e Raquel. A informação é que as convidadas, não reveladas embora tenha sido ventilado o nome de Maria Padilha, alegaram inexperiência.
Com isso, três novelas passaram a disputar quem substituiria "Felicidade", encerrada em maio após 203 capítulos. A escolhida foi "Despedida de Solteiro" de Walther Negrão. No início daquele março de 1992, Ivani Ribeiro já havia escrito 40 capítulos após um trabalho hercúleo da novelista.
"Foi preciso uma leitura de todo o texto, uma seleção das principais cenas, a atualização daquilo que esteja superado, a criação dê novas cenas e até mesmo de novos personagens. Apesar de não haver detalhes marcantes de época, é um trabalho que requer cuidado e paciência e que, muitas vezes, é maior que a criação de um original", explicou a autora.
A reviravolta ocorreu seis meses depois. Em setembro do mesmo 1992, o extinto "Jornal do Brasil" anunciou a escalação de Gloria Pires para os papeis de mocinha e antagonista, vividos por Eva Wilma, morta em 2021, no original. Então com 29 anos, a atriz iniciou as gravações dois meses após dar à luz Antonia, sua primeira filha com Orlando Morais. Ou seja, em março Gloria estava grávida de cinco meses.
Na gravidez, Gloria ganhou 20 quilos (desses, 17kg perdeu em três quilos) e depois de se tornar mamãe pela segunda vez passou a ter aulas de natação e equitação para viver Ruth e Raquel. "Aceitei em parte pelo desafio e também porque não sei daqui a quanto tempo vai aparecer uma oportunidade como essa. É uma experiência totalmente nova", apontou ao "JB" de 24 de outubro.