![](https://static1.purepeople.com.br/articles/9/17/51/99/@/2064949-bene-daphne-bozaski-de-malhacao-viv-580x326-3.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Logo no início da trama, a sinceridade e a falta de jeito de Benê (Daphne Bozaski), uma das "Five" de "Malhação - Viva a Diferença", já chama atenção. Mas o que ainda vai ser descoberto pela filha de Josefina (Aline Fanju), uma mulher empoderada e prática, é que ela não é somente uma jovem nerd desajeitada: a estudante tem a Síndrome de Asperger, considerada um autismo leve, segundo segundo a coluna "Telinha", do jornal "Extra".
Sinais do problema já são dados desde os primeiros capítulos da novela, em que a jovem demonstra sua dificuldade de se relacionar com as pessoas e a quase obsessão por correr todos os dias. Nos próximos capítulos, este interesse compulsivo vai ser levado também ao piano. A menina terá aulas com Guto (Bruno Gadiol) e descobrirá seu talento para música.
Ainda segundo a publicação, a sinopse da novela diz que "Benê é portadora da Síndrome de Asperger, pois sua dificuldade social se reflete no excesso de sinceridade, ou seja, fala na lata tudo que pensa, muitas vezes causando embaraço e mal estar nas pessoas." Os portadores desta síndrome em geral são muito inteligentes, mas têm um pensamento muito lógico e pouco emocional. Por isso, a dificuldade em se relacionar com outras pessoas.
Em entrevista ao Purepeople, a intérprete da estudante comenta essa dificuldade social da personagem: "Ela é uma menina inteligente que sempre leu muitas coisas. Sabe tudo na teoria, mas na prática vai se embananando. A partir das novas amizades ela vai se conhecer e entender seus sentimentos".
Por causa de seu jeito, Benê é uma adolescente solitária e não tem amigas, até conhecer as meninas do metrô no parto de Keyla (Gabriela Medvedovski), e formar o grupo das "Five". Nos próximos capítulos, a nova mamãe vai revelar às novas amigas que não sabe quem é o pai de seu filho.
(Por Clara Mayrink)