A aliança entre Danielle (Maria Ribeiro) e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) contra os Medeiros de Mendonça e Albuquerque vai ultrapassar os limites da vingança nos próximos capítulos da novela "Império". Em cenas previstas para irem ao ar no dia 24 de dezembro, na noite da véspera de Natal, a então ex-mulher de José Pedro (Caio Blat) e o namorado de Maria Marta (Lilia Cabral) vão se beijar. Neste mesmo capítulo o filho de Sebastião Ferreira recebe uma proposta dos herdeiros do Comendador (Alexandre Nero) para salvar a joalheria Império.
Apesar de estar envolvido amorosamente com Maria Marta e até ter pedido a "imperatriz" em casamento, a intenção de Maurílio é ocupar o lugar de José Alfredo, já que pensa ter tido sua herança usurpada pelo nordestino na ocasião da morte de seu pai, no Monte Roraima. E para alcançar esse objetivo, se aproximou de Danielle assim que a jornalista se mudou com a filha para o mesmo hotel em que ele está hospedado.
A mãe de Bruna (Kiria Malheiros) não sabe, mas foi Maurílio quem copiou a gravação que ela havia feito de uma conversa com José Pedro e entregou os segredos dos negócios escusos do Comendador para Téo Pereira (Paulo Betti), o que acarretou sua expulsão da casa do marido e consequente término de seu casamento. Arrasada depois da separação, ela cai nos braços do biólogo.
Após a morte forjada de José Alfredo, Maurílio impõe casamento a Maria Marta
Mesmo já tendo pedido Maria Marta em casamento diante do Comendador, antes da suposta morte do rival, Maurílio impõe a união como condição para salvar a joalheria da falência depois que José Alfredo é dado como morto. Mas isso não o impede de beijar Danielle e começar um envolvimento com a nora de sua própria "noiva".
Quem fica revoltada com o novo affair da mãe é a pequena Bruna, que ainda escuta uma conversa de Danielle e Maurílio no capítulo de sábado (27). Já José Pedro não vai resistir muito ao assédio de Amanda (Adriana Birolli) após a separação. Logo após a suposta morte de seu pai, o administrador vai para a cama com a prima.