José Alfredo (Alexandre Nero) está vivendo fortes emoções na novela "Império". O Comendador, que foi desmascarado por sua falsa morte, denunciado e preso, está tentando descobrir quem está por trás do roubo de sua fortuna. Nos próximos capítulos da trama das nove da TV Globo, ele vai concluir que Silviano (Othon Bastos) é Fabrício Melgaço mas, em entrevista ao jornal "Extra", Aguinaldo Silva afirmou que o mordomo não é o homem por trás de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia).
Ao mesmo tempo em que levantou essa hipótese, o autor deixou escapar que essa não é a verdadeira identidade de Fabrício Melgaço. "Mas apenas pode, porque na verdade não é". O segredo do mordomo, que no passado foi casado com Maria Marta (Lilia Cabral), será descoberto em breve por José Alfredo e os dois quase partirão para a agressão.
José Alfredo e Silviano quase se agridem
Ao saber da verdade, o Comendador - que também desconfiou que seu advogado, Merival, era Fabrício Melgaço - vai tirar satisfações com a mulher. Silviano ouve toda a discussão por trás da porta e balbucia: "Ele descobriu tudo". Imediatamente ele vai para sua casa se esconder, onde, abraçado ao porta-retrato com foto de Marta, chora copiosamente.
Ao voltar ao trabalho, no dia seguinte, ele terá que enfrentar a fúria do patrão. "O Comendador dá o maior esculacho em Silviano, que ouve calado, e o demite. Mas, depois que José Alfredo comunica à família o que fez, o mordomo está se despedindo das empregadas na cozinha, quando o imperador entra por acaso no local e Marta vem atrás dele aos berros dizendo que não aceita a demissão de Silviano. Os dois começam a discutir na frente de todo mundo", contou o Aguinaldo à publicação.
Sempre calmo e subserviente, o mordomo, que no passado traiu e abandonou Marta, finalmente reage aos insultos do Comendador. "Silviano arrasa com José Alfredo, diz que ele é o comendador da buchada de bode, o lorde do escondidinho de carne seca. Zé se descontrola e quase bate no coitado - a família toda intervém para impedir isso. É a grande cena de Silviano, na qual ele mostra o quanto odeia o comendador", detalhou o autor.