Novela "Gênesis": Raquel (Thais Melchior) ficará furiosa ao descobrir a condição imposta pelo seu pai para se casar com Jacó (Miguel Coelho). Labão (Heitor Martinez) fará o pastor trabalhar para ele por mais sete anos, porém o casamento irá ocorrer antes desse período, aponta roteiro obtido pelo Purepeople. Após conhecer Raquel e Lia (Michelle Batista), Jacó se apaixona pela filha caçula de Labão, porém ele arma, embebeda o sobrinho e troca as herdeiras de lugar.
Ao descobrir que se casou com Lia, o filho de Rebeca (Martha Mellinger) decide não abrir mão de sua amada, que será ao mesmo tempo sua prima/mulher/cunhada, decepcionando a sofrida jovem, que será mãe de sete filhos dele. Sem saber da condição imposta por Labão, Raquel faz seus planos. "A gente precisa se organizar, Jacó. Vai ser uma viagem e tanto, não podemos esquecer nada!", diz a interesseira.
"Viagem? Do que tá falando?", retruca o irmão de Esaú (Cirillo Luna), na trama bíblica que reúne mais de 400 atores. "Da nossa partida pra Canaã, ué. Assim que nós nos casarmos...", planeja a futura mãe de José (Juliano Laham). "Só que é um absurdo levar a Lia, e sua agora serva Zilpa (Lina Mello). Eu não vejo mal nenhum em você ter uma esposa aqui e outra lá. Que tal?!", propõe.
É ai que Jacó abre o jogo. "Vou trabalhar mais sete anos pro seu pai... Foi a condição dele pra me casar com você", revela, tenso, deixando Raquel fora de si: "O quê?! Quer dizer que não tem casamento, nem mudança, nada?!". O sobrinho de Labão tenta se explicar. "Calma! Vamos casar assim que cumprir meus dias com a Lia, mas ficaremos aqui até terminar o tempo do acordo. Conseguimos o mais importante, que é ficar juntos", aponta.
A filha de Labão quase fala demais ao se mostrar interessada na "nova vida". "Claro!... Claro que sim! Só fico indignada com a postura do meu pai! Você já trabalhou o suficiente, aí ele te engana e ainda exige mais sete anos de servidão?! Tá errado!", protesta, se fazendo de vítima quando Jacó questiona se é isso mesmo que tanto lhe incomodou.
Não demora para a irmã de Lia encarar o pai, ao surpreendê-lo na sala da casa da família. "Pelo visto, seus planos de acabar com a minha felicidade não deram em nada! Sei que colocou a Lia no meu lugar pra fugir da humilhação de me ver mais rica que o senhor!", dispara a vilã.
"Deve se achar muito importante pra imaginar que tudo o que faço é pra te atingir! Agi pra favorecer a Lia, ela sim ama Jacó de verdade e merece ser feliz com ele", argumenta Labão. "Raquel estanca por um momento, ao perceber que Lia conquistou o reconhecimento e amor do pai, coisa que ela nunca conseguiu. Ela disfarça seu incômodo e ego ferido", indica o script, da trama que exibe a sexta fase.
"Pensa que me engana? Nunca gostou de nenhuma de nós duas, jamais fez qualquer coisa pelo no nosso bem...", reforça Raquel. "Você é tão diferente de Lia... Deveria aprender com ela...", tenta completar, sendo interrompido pela filha. "Minha irmã não sabe de nada, aquela lá, coitada, vai viver das migalhas do amor que Jacó tem por mim...", insiste, sendo chamada de "rancorosa" pelo pai e deixando o local irritada ao ver que Lia conquistou, enfim, o pai após anos de maus-tratos e humilhações.