Novela "Gênesis": apaixonado por Raquel (Thais Melchior), Jacó (Miguel Coelho) vai insistir em se casar com a filha de Labão (Heitor Martinez) após ser enganado no dia do casamento, tornando-se marido de Lia (Michelle Batista), irmã dela. Roteiro do capítulo obtido pelo Purepeople mostra que o neto de Abraão (Zé Carlos Machado, na fase adulta e velhice) será influenciado por Lúcifer (Igor Rickli) a não desistir da interesseira, que além de sua cunhada é sua prima.
As cenas devem ir ao ar na semana que vem na trama bíblica, que já chegou em sua penúltima fase. Vale lembrar que a Record TV tem reeditado os capítulos e deixado cenas de fora, mostrando algumas só na Internet. Após descobrir que Labão o embebedou e o enganou, colocando Lia no lugar de Raquel na hora do casamento, Jacó tenta se entender com a neta de Betuel (Roberto Bomfim).
"Veio rir de mim também?! Bastava dizer que preferia a Lia! Precisava me humilhar?!", questiona, gritando, a futura mãe de José (Juliano Laham). "Não é nada disso que tá pensando! Me ouça, por favor, Raquel. Não sabia que era ela! Pensei que fosse você! Calma... Eu te amo, Raquel... De verdade...", insiste o pastor abraçando a cunhada e tentando acalmá-la.
"Também sou vítima! Seus irmãos colocaram papoula no meu vinho, em conluio com seu pai. Não me lembro de nada!", alega Jacó. "Se você tivesse ido buscar o dote em Canaã, já estaríamos longe daqui há tempos, livre dessa gente!", frisa a irmã de Lia, recordando que o filho de Rebeca (Martha Mellinger) trabalhou para seu pai por sete anos para pagar a quantia.
A filha de Labão aproveita para se vitimizar e alegar que nunca foi amiga da família dos servos e que a atenção sempre foi dada a Lia. Mesmo assim, Jacó mostra que não ficará contra a mulher/prima/futura cunhada, uma vez que ele também se casará com Raquel. Um pouco depois, o pastor conversa com Deus e O questiona.
"Por quê, meu Deus?! O que fiz pra merecer tanta vergonha? Roubarem de mim, na noite das núpcias, a mulher que desejo há anos?! É justo que eu seja tão humilhado? Não entendo... Ontem pedi que Sua vontade prevalecesse, Senhor. Então por que fui enganado?! Por que acordei com Lia ao invés de Raquel?!", interrogada, sentido.
Enquanto Lia também conversa com o Criador e sente que Ele lhe respondeu que agora ela também é parte dos seus planos para formar uma grande nação - a jovem será mãe de sete dos 13 filhos de Jacó.
Não demora para Lúcifer e Jacó se reencontrarem e o vilão fazer a cabeça do pastor ao descobrir a armação de Labão. "Entendo seu respeito por essa divindade, mas precisa olhar um pouco pra você! Se deixar Raquel escapar, vai acabar se arrependendo amargamente. E quando voltar pra buscá-la, pode ser tarde demais...", diz.
"Ter Raquel é um direito seu... O importante é ser feliz", completa Avner, a nova identidade de Lúcifer. Determinado, o irmão de Esaú (Cirillo Luna) vai atrás do tio/sogro, que maltrata a filha mais velha desde criança.
"Eu podia difamar o senhor pela região, contar toda tramoia, a forma suja com que traiu nosso acordo, mas... Quem sou eu pra condená-lo dessa forma? O que interessa é que tô disposto a superar tudo isso. Mas insisto em ter Raquel pra mim. Faço qualquer coisa por Raquel, tio. Conheço Lia muito bem, e não a amo. Meu coração é de Raquel...", dispara.
Já Labão, que terá questionado o sobrinho sobre qual reação Abraão teria ao vê-lo casado com duas mulheres, pede um tempo para dizer se aceita ou não a proposta.