Na novela "Gênesis", Zilpa (Lina Mello) ficará inconformada ao saber da morte do noivo, Éder (Cesar Cardadeiro), revela roteiro da trama bíblica obtido pelo Purepeople. O filho de Salma (Suzana Alves) perde a vida ao vestir uma manta envenenada em novo plano de Esaú (Cirillo Luna) para matar Jacó (Miguel Coelho), a essa altura já pai de Rúben (Felipe Cunha).
A filha de Jasper (Maurício Mattar) descobre a trágica notícia quando estiver arrumando os preparativos para o seu casamento. Quem chama a atenção para a volta da caravana de Jacó é Yarin (Andrea Avancini), mãe da noiva. "Ué, por que voltaram tão cedo?", estranha Labão. "Ai, em acredito!", se empolga Zilpa logo notando que Éder não acompanha o grupo.
"Então, Jacó abatidíssimo, olhos vermelhos, rosto marcado se aproxima. Todos os servos que o acompanham mais atrás, com a amargura estampada no semblante, silenciosos. Todos ali se preocupam", diz o roteiro do folhetim que reúne mais de 400 atores no elenco ao longo de suas sete fases.
Zilpa percebe então que há algo errado e seus olhos ficam cheios de lágrimas. "Cadê o Éder? Onde tá meu noivo, Jacó?", questiona a serva e futura concubina do pastor, de quem terá dois filhos. "Eu sinto muito. Ele morreu", revela o marido de Lia (Michelle Batista) e Raquel (Thais Melchior).
"Zilpa vai até o corpo de Éder. Salma em choque, vai em seguida. Os servos colocam a maca no chão. Salma com as mãos trêmulas, retira o tecido, revelando o rosto de Éder. Choque mortal dela e Zilpa. Zilpa perde as forças e cai de joelhos. Salma se consome em lágrimas, enquanto Zilpa solta gritos profundos de dor, sem áudio. Lia e Bila tentando ampará-la", indica o script.
Depois, Jacó revela a causa morte do amigo. "Não era pra ele... A manta que ele se cobriu, era pra mim, Zilpa... Nanum me trouxe de Canaã. Foi presente da minha mãe. O Éder se confundiu e acabou usando, pensando que era dele", aponta com muito pesar.
Enquanto Zilpa vai sofrer pela morte do noivo, Lia verá a relação dela com o marido, Jacó, piorar mesmo dando seguidos filhos ao pastor. Quando já for mãe de Rúben, Simeão (Igor Cotrim) e Levi (Gustavo Rodrigues) e estiver grávida de novo, a sofredora seguirá sendo rejeitada por Jacó, que irá perder o pai.
"O que eu posso fazer? Não adianta... Jacó não me vê, Zilpa. Pra ele eu sou só uma obrigação. Alguém que ele tem que carregar pro resto da vida porque não tem outra escolha", reprova Lia, prosseguindo tocada: "Eu posso não ser a escolhida de Jacó. Posso não ser querida por ele, mas pra Deus... eu sou".