"Gênesis": após entrar na sexta e penúltima fase, a novela vai mostrar Jacó (Miguel Coelho) sonhando com Deus (voz de Flávio Galvão) e ouvindo a voz do Criador, indica roteiro obtido pelo Purepeople. Na fala, Deus reforça a promessa que fez para Abraão (Rafael Sun/Vitor Novello/Zé Carlos Machado), avô dele. "Essa terra, em que está deitado, vou dar a você e à sua descendência. E a sua descendência vai ser como o pó da terra, e vai se estender ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul...", diz.
Vale lembrar que a Record TV em cortado algumas cenas ou as exibido só no PlayPlus, plataforma da emissora. Após escapar de ser morto por Esaú (Cirillo Luna), Jacó surgirá em Betel com a roupa rasgada e maltrapilho. O filho de Rebeca (Martha Mellinger) olhará para o céu e fará um pedido: "Tem misericórdia de mim, meu Deus...". Depois, ele se deita com a cabeça em uma pedra, adormece e sonha.
"Então, uma forte luz ilumina Jacó, fazendo-o despertar. Ele, meio confuso, com dificuldades de manter os olhos abertos devido à grande intensidade da luz. Então, ele finalmente consegue abrir os olhos completamente, e já os arregala devido à visão que tem. Diante dele, uma iluminada e esplendorosa escada, cujo topo toca o céu", pede o script da trama que no último capítulo fará menção a "Os Dez Mandamentos".
Surgem aí vários anjos e o céu fica no breu iluminado somente por uma luz. "Jacó finalmente olha para o topo da escada, de onde vem uma gloriosa luz, ainda mais intensa, no meio da qual vemos a figura semelhante a de um homem, um grande rei", prossegue o roteiro. "Eu sou o Senhor Deus de Abraão, seu pai, e Deus de Isaque (Henri Pagoncelli)", diz Ele para admiração de Jacó.
"E Eu estou com você! Vou te guardar por onde quer que você vá, e não vou te deixar, até que Eu cumpra o que tenho te falado", reforça o Criador. "Jacó contemplando parte da grandeza de Deus, manifesta no alto da escada. No semblante estupefato dele, a luz irradia de forma tão forte que ocupa toda a imagem", continua o texto.
O cunhado de Judite (Juliana Lohmann) desperta agitado e contempla tudo ao seu redor, com os olhos arregalados, ofegante e cheio e temor. Após um tempo, Jacó conclui. "Quão tremendo é esse lugar! Esse lugar não é outro lugar senão a Casa de Deus, a Porta dos Céus!", diz. E com força, agradece: "Obrigado, Deus! Tudo o que eu tenho, ofereço ao Senhor, de todo o meu coração!
"Se o Sehor for comigo, e me guardar nessa viagem que faço, e me der pão pra comer, e roupa pra vestir, e eu... E eu em paz retornar à casa do meu pai...", completa. "O Senhor vai ser o meu Deus. E essa pedra, que tenho posto por coluna, vai ser a Sua Casa. E de tudo, tudo quanto me der, com certeza eu vou Te dar o dízimo!", conclui o irmão rival de Esaú.