Novela "Gênesis": Esaú (Cirillo Luna) vai tentar matar de novo o irmão, Jacó (Miguel Coelho). A outra tentativa ocorre no deserto, quando o ruivo surpreende o filho caçula de Rebeca (Bárbara França/Martha Mellinger) e Isaque (Guilherme Dellorto/Petronio Gontijo), aponta roteiro obtido pelo Purepeople. As cenas devem ir ao ar ainda nesta semana no folhetim que chega a sua sexta fase, Jacó.
O primogênito de Rebeca e Isaque surge em um camelo com suas flechas nas costas sem ser visto pelo irmão e atira na sua direção. Por pouco, Jacó não é atingido e olha arregalado para o vilão ao cair de um outro camelo. "Esaú?", questiona apavorado. "Eu vim pra te matar, Jacó!", avisa, com ódio o neto de Abraão (Rafael Sun/Vitor Novello/Zé Carlos Machado).
Na sequência, o marido de Judite (Juliana Lohmann) desce do camelo e vai na direção do irmão, defendido por Uriel (Bruno Suzano) e quatro servos. "Vocês não precisam morrer. Deixem Jacó com a gente e poupem suas vidas", sentencia. Nisso, Uriel tenta avançar no vilão, mas Jacó impede. "Esaú. Olha pra mim, olha nos meus olhos... Sou eu, Jacó. Seu irmão...", pede.
Aos poucos, o futuro pai de José (Juliano Laham), com quem terá reencontro no último capítulo, tenta se aproximar do algoz. "A gente sempre foi diferente, é verdade. Mas isso nunca me impediu de amar você, nem você de me amar. Eu sempre te admirei pela sua coragem, por tudo que você é capaz de fazer... Sempre", garante, acalmando Esaú.
"Eu não quero tirar nada de você. Pode ficar com as riquezas do pai, o ouro, a prata, os servos, os animais... Eu só queria a bênção. Nada mais me importa, é sério", garante o caçula de Isaque, completando: "Sinto muito se te magoei. Você sempre me protegeu de tudo, sempre quis que eu fosse amado e respeitado por todos também. Eu sei que, no fundo, você não quer me matar, meu irmão".
Emocionado, assim como Esaú, Jacó pede: "Sinto muito se te magoei. Você sempre me protegeu de tudo, sempre quis que eu fosse amado e respeitado por todos também. Eu sei que, no fundo, você não quer me matar, meu irmão".
Porém, o caçula acaba surpreendido pelo irmão, que troca a emoção e as lágrimas pelo ódio. "E faz menção de golpear Jacó mortalmente com sua espada. Porém, Uriel o empurra no chão, salvando Jacó, que está assustadíssimo. Então, Esaú erra o golpe", pediu o roteiro. "Chega! Você não me engana mais!", brada o ruivo.
Dá início a uma luta entre Uriel e Esaú, que ataca o amigo de seu irmão. Por fim, o vilão ordena que os pertences de Jacó sejam levados. "E se você ainda tiver a sorte de sobreviver, eu vou ficar sabendo, Jacó, e vou atrás de você pra me vingar, seja em Padã-Arã ou no fim do mundo!", afirma.