![](https://static1.purepeople.com.br/articles/4/32/27/34/@/3652029-novela-genesis-raquel-thais-melchior-580x326-1.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Novela "Gênesis": Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre) vai se revoltar com o marido, Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo), quando ele revelar que aceitou um trato com o pai dela, Labão (Heitor Martinez). Segundo roteiro do capítulo original 112 - nesta noite (27) irá ao ar o de número 136 - obtido pelo Purepeople isso ocorre antes da irmã de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato) descobrir que está grávida do primeiro filho.
Até esse momento da trama bíblica, muita coisa acontece. Após ter trabalhado sete anos para Labão, Jacó é enganado por ele e se casa com Lia, porém Lúcifer (Igor Rickli) faz sua cabeça e o pastor decide se casar também com Raquel dando como dote mais sete anos de trabalho para o tio/sogro. Nesse período, Jacó passa a formar uma longa família ao mesmo tempo em que se deita com duas servas atendendo pedido das suas duas mulheres.
Após os 14 anos, Labão avisa Jacó que o período de trabalho chegou ao fim e o questiona se está feliz ao lado de Raquel e Lia, suas filhas. "Você ama Raquel... no entanto, é a Lia que te deu filhos... espero que você considere o valor disso", aponta o filho de Betuel (Roberto Bomfim) lembrando que o sobrinho/genro tem ainda duas concubinas.
"A única razão porque eu tô dizendo isso é que agora com tantos filhos e mulheres pra sustentar, você precisa pensar ainda mais cuidadosamente no que fazer do seu futuro", aconselha Labão, prosseguindo: "Eu tenho uma proposta pra te fazer".
![Novela 'Gênesis': Rúben (Felipe Cunha) é o primeiro filho de Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo)](https://static1.purepeople.com.br/articles/4/32/27/34/@/3638622-novela-genesis-ruben-felipe-cunha-e-580x0-1.jpg)
Um pouco após a conversa com o pai de Lia e Raquel, Jacó chega na tenda da sua segunda mulher e paparica o bebê Naftali, outro de seus 13 filhos antes de ficar a sós com a caçula de Labão. O pastor, então, avisa à futura mãe de José (Juliano Laham na fase adulta): "Como ontem eu não passei a noite aqui, não pude te contar... falei com seu pai... os últimos sete anos de pagamento do dote terminaram".
A notícia empolga a interesseira, que se joga no colo do marido, enchendo-o de beijos. "Não acredito, não acredito, não acredito! Nós vamos pra Canaã!", vibra, eufórica, deixando Jacó na saia-justa. "É isso que eu preciso te contar...", fala fazendo a mulher perder a animação. "Nós não vamos ainda", prossegue, fazendo Raquel deixar seu colo.
"Seu pai propôs que eu trabalhe pra ele, mas agora por um salário... eu não tive como recusar", revela o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli). "Por que não? Por que a gente não pega o que é nosso e vai. Deixa o meu pai e tudo isso aqui pra trás? Não tem nada que te prende aqui mais", dispara, chateada, Raquel.
O pai de Rúben tenta argumentar, em vão: "Não recebi nada esses quatorze anos que trabalhei pro seu pai pelo dote de vocês. Eu não tenho nada. Nem sequer uma ovelha. Como você espera que a gente faça uma viagem até Canaã?". A irmã de Lia não se controla e com raiva cai no choro. "Então pede dinheiro pro seu pai. Manda mensageiros pra ele mandar uma caravana buscar a gente", pede.
O irmão de Esaú (Cirillo Luna) reforça que não pode fazer isso, deixando a mulher ainda mais nervosa. "Ela se vira novamente de costas para ele e fecha a cara. Lágrimas de raiva caem de seus olhos e ela as enxuga. Jacó toca nela, querendo conversar", pede o roteiro.
"Não quero que você faça nada. Como sempre... você é uma decepção...", dispara Raquel surpreendendo o marido, a quem terá humilhado ao lhe cobrar filhos.