"GÊNESIS" - resumo dos capítulos da novela de 26 a 30 de julho de 2021
Jacó (Miguel Coelho) é apoiado por Lúcifer (Igor Rickli). Ismael (Anselmo Vasconcellos) se revolta ao saber o que irá acontecer com Jacó. A gravidez de Basemate (Paula Jubé) é descoberta por Esaú (Cirillo Luna). Após sete anos trabalhando para Labão (Heitor Martinez), Jacó pede para se casar com Raquel (Thais Melchior).
Isaque (Henri Pagnoncelli) quer saber de Jacó. Isaque é maltratado por Esaú. Labão comenta o que pretende fazer no dia do casamento da filha com Jacó. Esaú é sádico com o filho. Tem início a festa de casamento de Raquel e Jacó. O comportamento do pai enfurece Raquel. Elifaz (ator não divulgado) fica em perigo no matagal. Embriagado, Jacó é surpreendido após o casamento.
Ao perceber que o filho ficou em risco Esaú se revolta com Maalate (Lidi Lisboa). Salma (Suzana Alves) dá beijo em Labão. Maalate é alvo da vingança de Esaú. Ao despertar, Jacó sofre uma desilusão. Labão dá uma justificativa. Lia é grossa com Labão. Lúcifer faz a cabeça de Jacó. Jacó choca Labão com sua escolha. Lia fica triste ao ver que Jacó e Raquel estão próximos.
Lia abre o jogo com Jacó. Éder (Cesar Cardadeiro) faz de tudo para Jacó lhe ouvir. Reuel tira Esaú do sério. Jacó trata Lia com desdém. Jacó e Raquel se casam. Lia fala algo a Jacó e ele se empolga. Bila (Mirella Sabarense/Allana Lopes) volta ao acampamento e choca Yarin (Andrea Avancini).
Labão faz de tudo para se acertar com Salma. Raquel mostra estar enciumada pela maneira como Jacó trata Lia. Raquel se surpreende ao rever Bila. Jacó e Nanum têm reencontro. Jacó dá explicações para o amigo. Esaú fica sabendo de notícias a respeito de Jacó. Labão conta que Lia está grávida e reprova o comportamento das pessoas com a notícia.