Novela "Gênesis": Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo) irá se enfurecer com a acusação de roubo feita por seu tio/sogro, Labão (Heitor Martinez), mostra roteiro ao qual o Purepeople teve acesso. Quem rouba as estátuas de ídolos pagãos é Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre), uma das mulheres do pastor, que escapa de ser assassinado. Originalmente as cenas iriam ao ar no capítulo 113, mas a Record TV vem esticando os episódios e nesta noite (30) irá ao ar o de número 139.
Após os servos de Labão vasculharem o acampamento erguido nas montanhas de Gileade, o pai de Rúben (Felipe Cunha), que nasce após gravidez de risco, explode de raiva com o sogro. "E agora?? Que crime eu cometi? Que mal eu fiz pro senhor me atormentar, me perseguir desse jeito?? O senhor procurou por tudo. Por acaso achou alguma coisa que te pertence?? Me mostra! Quero ver!! Coloca aqui pra que a minha família e a sua julguem quem tá errado!! Vai!!", dispara.
A reação de Jacó surpreende sua primeira mulher, Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). "Durante os vinte anos que eu trabalhei pro senhor, nenhuma das suas ovelhas e cabras perderam as suas crias! Nunca comi dos carneiros do seu rebanho!! Nunca deixei de restituir nenhum animal que fosse devorado por alguma fera, mas paguei tudo do meu próprio saquitel, porque o senhor me obrigava a pagar quer eu tivesse culpa, quer não!!", prossegue.
"E eu sempre fui fiel no meu trabalho, fosse de dia ou de noite. De dia o calor me consumia, de noite um frio de congelar! Mas eu continuava fiel. Passei muitas noites em claro", continua ele, que terá filhos também com suas concubinas. "E fiz isso durante vinte anos! Trabalhei como escravo durante quatorze só em troca das suas duas filhas! Mais seis pelo seu rebanho! E mesmo assim o senhor mudou meu salário dez vezes. Dez vezes, tio!", relembra.
O desabafo de Jacó deixa Labão sem jeito e o pai de 13 filhos chega cada vez mais perto do tio. "Se o Deus do meu pai, o Deus de Abraão (na velhice, Zé Carlos Machado)e o Temor de Isaque (Henri Pagnoncelli) não estivesse comigo, com certeza o senhor teria me mandado embora sem nada!!", afirma.
"Mas Deus viu a minha aflição e o trabalho das minhas mãos e por isso Ele te repreendeu ontem à noite", fala o pai de 13 filhos. Após um tempo, enfim, Labão fala: "As filhas não são minhas? E as crianças e o rebanho não são meus? Mas o que eu posso fazer no caso das minhas filhas e os filhos que tiveram?".
E propõe: "Vamos acertar as coisas entre nós e fazer uma aliança. Pra que seja de testemunha entre você e eu". Labão então diz para os servos, seus filhos e netos pegarem pedras erguendo uma pilha. "A partir de agora que esse monumento seja testemunha entre mim e você. E que o Senhor vigie a nós dois, quando estivermos separados", fala.
"Se você maltratar as minhas filhas ou tomar outras esposas além delas... ainda que ninguém veja, Deus vai ver e vai ser Testemunha entre mim e você. Esse monumento e essa coluna que erigi servirão de testemunha de que eu não vou passar desse ponto em diante pra te prejudicar e nem você vai passar daí pra cá pra me fazer mal. E que o Deus de Abraão e o Deus de Naor e o Deus de seu pai seja testemunha entre nós", continua, recebendo a concordância de Jacó.