Novela "Gênesis": Jacó (Miguel Coelho) vai se encantar ao conhecer Lia (Michelle Batista), sua futura mulher, em um precipício na região de Padã-Arã em cenas que irão ao ar na semana que vem. O irmão de Esaú (Cirillo Luna), por quem é quase assassinado, não segura a emoção ao ver a filha de Labão (Heitor Martinez) pela primeira vez. "Nunca vi olhos tão meigos. E ao mesmo tempo, tão tristes...", afirma Jacó em roteiro obtido pelo Purepeople.
"Olhos como os seus não deveriam chorar. Nunca", prossegue o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli), que conseguiu a progenitura em plano da mãe, Rebeca (Bárbara França), surpreendendo a irmã de Raquel (Thais Melchior), e questionando o motivo de suas lágrimas. "É que... A dor da rejeição é a pior dor que alguém pode sentir na vida", afirma a jovem, alvo de maus-tratos do pai desde a infância, desviando o olhar.
"Sei bem como se sente. Também sou um rejeitado pelo mundo", afirma o neto de Abraão (Zé Carlos Machado). "Cresci ouvindo os outros dizerem que eu não era o que eu deveria ser. Que eu tinha que ser mais isso, mais aquilo... Nunca tive as qualidades que as pessoas costumam admirar", completa Jacó quando Lia volta seu olhar para ele.
A patroa de Yarin (Andrea Avancini) questiona Jacó: "Então... Por que você não parece nem um pouco triste com isso?". E o bisneto de Terá responde, feliz e firme: "Ao contrário das pessoas, Deus não me rejeitou". A sua futura mulher não compreende e quer saber de qual Deus o hebreu se refere.
"O Deus dos meus pais e avós", resume ele, que se casará ainda com Raquel, Zilpa (Lina Mello, estreante na TV) e Bila (Allana Lopes). Mexida com as palavras e o sorriso generoso de Jacó, Lia pergunta: "Como pode? Nunca ouvi falar de nada assim...". "Acredite, moça. Meu pai sempre falou dEle, até o dia em que esse Deus se revelou pra mim em sonho. E eu pude ver ao menos um pouquinho da Sua Glória", completa o neto de Abraão.
Lia segue interessada em saber mais do Deus falado por Jacó e ouve o desconhecido dizer que Ele é "grande" e "imenso". A neta de Betuel (Roberto Bomfim) olha atenta para o penhasco a sua frente mexida com a paisagem criada por Ele. "Que tipo de oferenda posso dar a esse Deus pra chamar Sua atenção? Do que Ele se agrada?", questiona a jovem, enquanto Lúcifer/Avner (Igor Rickli) segue os observando.
Jacó responde que o Criador se agrada de sinceridade e recorda a aparição divina para ele. "Fui escolhido por Deus ao invés do meu irmão. Por mais que eu não tivesse nenhuma vantagem, absolutamente nada admirável aos olhos das pessoas", fala. Após um tempo, o irmão de Esaú se retira após ser pressionado pelo vilão para ir embora.
"E eles se entreolham mais. Jacó vai indo, conduzido por Lúcifer, mas continua olhando para trás, para Lia, vez ou outra enquanto caminha. E a última visão que ele tem dela é da jovem virada na direção do precipício, sorrindo sozinha enquanto fita a paisagem, com as mãos junto ao peito, como alguém que finalmente foi consolado depois de tanto sofrimento. Na nova esperança de Lia", pede o roteiro.