Na novela "Gênesis", José (Juliano Laham) será de novo castigado pelos irmãos, que não aceitam que ele se transformou em primogênito por decisão do pai. Após ser esmurrado por Rúben (Felipe Cunha), o futuro governador do Egito é jogado em um buraco, antecipa o Purepeople. As cenas devem ir ao ar na semana que vem, quando a trama bíblica alcança a última fase.
A essa altura, Lúcifer (Igor Rickli) já terá cruzado o caminho de Simeão (Igor Cotrim) e feito o assassino de Siquém (Marcelo Filho) cobrar uma atitude do irmão mais velho. O futuro de José começa a ser trilhado quando ele encontra os irmãos em um campo de Canaã despertando o interesse em Simeão. "Essa é a nossa oportunidade... De acabar de uma vez por todas com esse problema", dispara.
Todos os 11 irmãos de José, exceto Judá (Thiago Rodrigues), notam que é a chance de se livrar do primogênito de Raquel (Giselle Tigre), morta no parto de Benjamin (Marcus Bessa). "Rúben, presta atenção. Não tem jeito. O pai vai colocar José como líder de tudo. Não tem nada que a gente ou você possa fazer. O único jeito é se a gente se livrar dele", sugere Simeão.
É aí que Zebulom (Maurício Pitanga) aconselha a matarem José, Rúben se mostra contrário, mas Simeão reforça a ideia do irmão. "Ficaram loucos! Vamos derramar o sangue do nosso irmão?", questiona Rúben, completando: "Vamos dar uma lição em José que ele nunca mais vai esquecer. A gente pega ele e joga dentro daquela cisterna".
"Pensa comigo. Uns dias lá dentro e José vai aprender quem ele tem que respeitar", completa o filho mais velho de Jacó (Petronio Gontijo) convencendo os irmãos e sendo observado de longe por Lúcifer. Não demora para José assim que encontrar os irmãos ser empurrado, esbofeteado, atacado e jogado na cisterna.
Já dentro do buraco, o filho mais velho de Raquel se desespera e grita por ajuda, chamando Judá, Rúben e Naftali (Ricardo Viana). O primogênito de Jacó até tenta ajudar José, mas Simeão o impede. "O quê?? Para de gritar, José! Não vai adiantar nada e só tá irritando todo mundo", dispara ele, que traiu o pai ao transar com Bila (Patricia França).
Chorando, o futuro governador do Egito implora: "Perdão, Rúben! Eu trabalho pra vocês... Seja o que for que eu fiz, me perdoa... Eu prometo que não vou contar nada pro nosso pai... Prometo...Mas por favor, me tira daqui". "Fica quieto e presta atenção. Deixa os outros se acalmarem que eu tiro você daí. Mas você tem que parar de gritar, senão até eu vou mudar de ideia!", diz, firme, Rúben deixando José esperançoso.