Sabiá, o chefe do tráfico no Morro do Beco, vai ser preso nesta terça-feira (26), nanovela "A Força do Querer". Mas até o fim da trama das nove, que só acaba em 20 de outubro, muita coisa pode acontecer, dependendo dos desfechos escolhidos por Glória Perez, Em conversa com o Purepeople durante uma transmissão ao vivo no Facebook, Jonathan Azevedo, intérprete do traficante, disse que se estivesse no lugar da autora, daria ao personagem a chance de deixar o crime: "Eu queria muito dar um final para ele de mudança, porque é disso que o Brasil está precisando".
Enquanto na ficção Sabiá "toca o terror", na vida Jonathan acredita que a paz é de dentro para fora. "Cada um de nós tem que estar aberto para a mudança, e se você quer a mudança do outro, comece mudando por si mesmo", aconselha o ator, que optaria pela redenção do personagem. "Acho que seria esse processo, de ele conseguir virar um trabalhador, ou um pastor, ele pode ser o que quiser. Então, se eu fosse a Glória (Perez), eu teria a glória de levar esse país para um lugar melhor"", opina fazendo trocadilho, e torce: "Que ele consiga se transformar e transitar para um lugar melhor".
O artista comentou as críticas que a novela recebeu por fazer "apologia ao crime": "É o outro lado da moeda, né, porque tem aquelas pessoas que falam: 'Ah não, mas está mostrando só o crime!'... Só que também está mostrando a realidade, uma realidade que pode não ser a sua mas sim a de outra pessoa". Segundo ele, a ficção pode servir também para dar esperança de mudar para quem está em condição semelhante à dos bandidos. "Então, é ali que você consegue desembaraçar os nós de algumas pessoas que foram por esse caminho", completa.
Sobre a repercussão nas ruas, Jonathan contou: "É mais engraçado porque são as crianças e são os idosos, eles adoram o Sabiá. E os adolescentes também, acabaram comigo no Rock in Rio, mas sem vocês não vivo". O ator começou na TV na novela "Páginas da Vida" e depois fez "Malhação", e afirma que só agora está "caindo a ficha" do sucesso: "O que o Sabiá está fazendo é uma coisa que... Pôxa, até minha mãe em casa fica pedindo para tirar foto com o Sabiá".
Na trama, Elvira (Betty Faria) é encantada pelo chefe do Morro, e não esconde seu interesse. Em tom de brincadeira, Jonathan é entusiasta do casal: "Ela ainda é a Tieta!", disse, com admiração. Nos bastidores de gravação, ele e Juliana Paes já dedicaram um funk para a veterana. De volta à ficção, nos próximos capítulos da trama das nove, o plano dos dois contra Irene (Débora Falabella) vai dar certo a princípio, mas a bandida consegue escapar em meio a um tiroteio, tem um sangramento e perde o bebê.
(Por Samyta Nunes)