Ainda em sua fase inicial, 'Elas por Elas ' segue com uma trama linear e semelhante à sua versão original de 1982, mas deve passar por mudanças drásticas a partir do capítulo 100.
Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson, responsáveis pela adaptação do texto de Cassiano Gabus Mendes, devem alterar algumas histórias importantes para estabelecer mais dinamismo e modernidade conforme os tempos atuais.
O primeiro balanço perceptível será a união de Jonas (Mateus Solano ) e Adriana (Thalita Carauta ). O casal, que tomou rumos diferentes em suas vidas, deve unir suas forças a partir desse período da novela.
Devido à Ditadura Militar (1964-1985), na versão original a união do casal não foi vista com bons olhos, sendo assim, censurada. Na ocasião, o personagem Jayme (Carlos Zara) permanecia casado no papel com Helena (Aracy Balabanian ), motivo que o impediu de manter um relacionamento com Adriana (Esther Góes) mesmo após ter saído de casa.
Agora, a ideia da cúpula da Globo é aquecer o relacionamento, portanto, o rapaz deverá morar com a nova mulher após sair da casa de Helena (Isabel Teixeira ). Para se ter uma ideia, nesta fase da trama a empresária arma um escândalo após o marido pedir a separação para ela.
Um dos grandes mistérios do enredo é a descoberta de quem matou Bruno no dia do encontro das amigas no ano de 1998. Mesmo após 25 anos, Natália (Mariana Santos) sofre pela perda do irmão, porém não se lembra do que levou sua tragédia.
Na versão original, a própria personagem descobriu por meio de sessões de psicanálise que empurrou o rapaz de um penhasco sem querer.
Até o momento, os autores não deram pistas se manterão o mesmo desfecho ou se irão alterar o assassino e suas justificativas.
De todo modo, pode-se perceber até o momento que a direção da novela busca fortalecer sua audiência, que patina na casa dos 20 pontos.
'Elas por Elas' conta com um grande elenco, encabeçado por Deborah Secco , Lazaro Ramos , Maria Clara Spinelli, entre outros.