Por muito pouco, Catarina (Bruna Marquezine) não vai realizar o seu sonho de se casar com Afonso (Romulo Estrela) na novela "Deus Salve o Rei". Ao saber do plano da filha, Augusto (Marco Nanini) chega a planejar uma forma de impedir o casamento da rainha de Artena com o rei de Montemor. Ele só não leva o plano adiante porque fica abalado com a felicidade da herdeira. A informação é do colunista de TV Daniel Castro. Quando selar sua união com o ex-noivo de Amália (Marina Ruy Barbosa), a vilã já terá transado com Otávio (Alexandre Borges), mas sequer vai desconfiar que engravidou dele. Em um primeiro momento, o rei da Lastrilha iria estuprar Catarina, mas a Globo optou por mudar a sequência.
Depois de fugir do cativeiro com a ajuda de Virgílio (Ricardo Pereira), Augusto se esconde na casa de Enoque (Walter Breda) e fica sabendo da novidade por Héber (Cassio Scapin) e se surpreende. "Catarina vai casar com Afonso?! Mas isso não faz sentido! Você deve estar enganado, Héber!", dispara. E ele assente: "Todos estão comentando na aldeia, majestade". Nesse momento, o pai da vilã se decide. "Eu preciso fazer alguma coisa. Eu irei a Montemor para este casamento", avisa. Na tentativa de evitar o casamento da filha, Augusto irá para o reino com Enoque, em cenas previstas para irem ao ar dia 23. Ao mesmo tempo, a vilã toma uma série de atitudes. Primeiro, explode uma mina, para que Montemor caia na falência de vez e Afonso precise, de novo, pedir empréstimo ao conselho de Cália. Com a nova negativa, Amália decide cancelar o noivado com o soberano. Depois, Catarina consegue convencer Beatriz (Paula Fernandes) a não ter casamento de fachada com ele. A princesa vai aparecer grávida de um oficial e a sugestão da união só no papel vai partir de sua mãe em conversa com a plebeia.
Para impedir que a filha se case, Augusto resolve falar dos podres que a vilã esconde. "Contarei a Afonso o que Catarina fez comigo em Artena, como ela me traiu. Esse casamento será anulado", diz. Mas o rei muda de ideia ao ver a satisfação da filha. "Minha filha... Ela parece tão feliz", constata. E Enoque fica sem entender nada. "Eu não entendo. Nós viemos a Montemor porque vossa majestade estava decidida a falar com o rei Afonso. Por que desistiu?", questiona. "Eu nunca vi minha filha daquele jeito, com aquele olhar de felicidade! Afonso é um grande homem. Digno, honrado... Catarina tem, agora, com este casamento, a maior chance da sua vida de se tornar uma pessoa melhor. Ela pode aprender muito com o marido. E isso só é possível porque ela realmente ama Afonso", responde ele, decidindo retornar para o esconderijo. O casamento de Afonso e Catarina, no entanto, será um fracasso já que ele se tornará amante de Amália.
(Por Guilherme Guidorizzi)