Nas últimas semanas da novela "Além da Ilusão", o delegado Salvador (Jorge Lucas) vai prender Tenório (Jayme Matarazzo) quando o ex-padre decidir ajudar em uma manifestação contra o governo Getúlio Vargas. O namorado de Olívia (Debora Ozório) vai confeccionar cartazes e ouvir voz de prisão, o que lhe tira do sério. Já atrás das grades, Tenório é surpreendido com uma visita e decide lutar pela sua parte na herança de família.
Antes disso, Abel (Adriano Petermann) vai encarar Olívia por causa da manifestação, antecipa o colunista André Romano, do "Observatório da TV". "É fácil falar grosso e lutar por liberdade aqui, no meio dos amigos. Quero ver esse idealismo na hora que baixar a polícia. Todo mundo fica mansinho, com medo do xilindró. Governo eleito pelo povo...", provoca.
+ saiba aqui o que acontece na próxima semana na novela 'Além da Ilusão'
Porém, a filha de Heloísa (Paloma Duarte), a quem vai preocupar pela aproximação com o pai, Matias (Antonio Calloni ), fará pouco caso. "Que bom que todos não pensam como o senhor, senão a história não sairia do lugar. Vamos ao trabalho? Temos muito o que fazer!", fala firme a tecelã prestes a ficar entre a vida e a morte ao levar um tiro.
Enquanto isso, Tenório se enfurece e tenta se justificar diante da prisão. "Preso por causa de um texto a favor da liberdade. Jesus ensinou o amor ao próximo, a justiça, mas quando o homem quer, usa as próprias palavras contra ele. Esse governo autoritário quer colocar os justos atrás das grades feito bicho! Diacho!", fala, irritado.
Isadora vai passar por maus bocados nos próximos capítulos. Primeiro, Davi a salva de uma nova tentativa de estupro. Depois, ela tem seu ateliê sabotado. E por fim, chama o marido, Joaquim, de Rafael, revoltando o filho de Úrsula.
O vilão se enfurece e avança na garota, segurando-a pelo queixo e deixando a modista desesperada. Tanto que ela decide acabar a lua de mel antes da hora.