Quando a novela "Além da Ilusão" pular para 1944 e chegar à segunda fase, o público vai ver a amizade de Isadora (Larissa Manoela) e Arminda (Caroline Dallarosa). E será para a filha de Constantino (Paulo Betti) que a modista irá admitir que não sente amor por Joaquim (Danilo Mesquita) durante viagem ao Rio de Janeiro. A filha de Violeta (Malu Galli) lembra ainda do trauma emocional que a morte da irmã, Elisa (Larissa Manoela), lhe deixou, conta o Purepeople.
Na trama das seis, Arminda surpreende Úrsula (Bárbara Paz), mãe de Joaquim, ao embarcar para a capital com a melhor amiga. "Que bom que veio. Não ia aguentar ficar sozinha no Rio de Janeiro com a Úrsula", festeja Isadora pouco após brigar com o namorado. É que Joaquim terá a "proibido" de levar amostra de tecido para a Cidade Maravilhosa, porém durante a viagem a modista conseguirá driblar o "veto" do rapaz.
Na conversa, Arminda questiona a amiga se a vilã, de quem leva um tapa durante briga, sabe de sua presença, e a filha de Isadora resume: "Não avisei ninguém!". Mas logo Úrsula aparece e pega as amigas pelo braço: "Eu posso saber o que a senhorita Arminda está fazendo nesse trem?". "O mesmo que a senhora, dona Úrsula!", diz a filha de Julinha (Alexandra Richter), envolvida em briga com o marido pelo seu vício no jogo.
Não satisfeita, a megera questiona a nora se Joaquim sabe da presença de Arminda na viagem. "Seu filho é meu namorado, Úrsula, não meu dono. Arminda é minha melhor amiga e eu não devo satisfações da minha vida a ninguém", frisa Isadora, que defende a amiga quando Úrsula critica toda a sua família.
Cenas depois, as amigas já surgem na orla carioca e Isadora conta seus planos de visitar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. "Pois eu acho que tem coisas mais bonitas para serem vistas aqui embaixo", dispara Arminda ao ver uma dupla de marinheiros fardados. A filha de Violeta lembra a amiga do período da guerra e reforça: "Pode ficar com todos pra você. Eu sou praticamente noiva!".
E a amiga não perde a chance de "espinafrar" Joaquim: "Sujeito mais sem graça que eu já vi. Ah, Isadora, desculpa, mas você sabe muito bem que eu não gosto do Joaquim nem ele de mim". Nesse momento, elas recordam a morte de Elisa.
"Se já é difícil eu me lembrar da minha irmã, imagina do Davi. Eu era só uma criança e o trauma me deixou com um bloqueio emocional. Mas tem uma coisa que eu não me esqueço. Uma mágica que ele fez para mim...", diz a modista fazendo o público rever uma cena do capítulo de estreia.